A Apple e o Spotify estão atualmente a discutir termos para chegar a uma trégua, de acordo com o jornal americano The Information. Ambas as empresas tem estado em conflito após o Spotify ter acusado a Apple de práticas anti-concorrência.
Essa trégua pode chegar numa função prática para os utilizadores de iOS. Atualmente, caso queiras ouvir a tua música favorita e peças à Siri, a assistente vai simplesmente direcionar-te para o Apple Music, ignorando a existência do Spotify no dispositivo.
Caso as empresas cheguem a um consenso, a Siri passaria a reconhecer comandos de voz para o Spotify. Assim sendo, a ordem "Hey Siri, play some Guns 'n' Roses on Spotify" seria aceite pela assistente de voz. No entanto, o leitor de música pré-definido nos iPhones e demais equipamentos continuaria ser o Apple Music.
Spotify não está contente com as condições da Apple
A maior razão de descontentamento por parte do Spotify está na percentagem 30% que a Apple recolhe por cada subscrição feita na App Store. Adicionalmente, existe o facto da própria Apple ter uma plataforma concorrente ao Spotify.
Assim sendo, o Spotify considera estas situações competição injusta por parte da Apple. O terceiro factor seria a incapacidade dos aparelhos Apple reproduzirem músicas do Spotify por voz, incluindo na coluna inteligente Home Pod.
É um caso bicudo para ambas as empresas pois a Apple é bastante defensora do seu ecossistema. Por outro lado, se a empresa da maçã quiser continuar a ter plataformas como Spotify disponibilizadas nos seus equipamentos, tem de agir de alguma forma.
Spotify continua a ser maior que o Apple Music
Em número de subscritores pagos, o Spotify excede de longe o Apple Music. São 100 milhões de utilizadores pagos que utilizam o Spotify vs 60 milhões no Apple Music. Tudo se resume aos números pois no final do dia, o Spotify está disponível no Android para milhões de utilizadores. O Apple Music é exclusivo para iOS.
Editores 4gnews recomendam:
- Nova atualização do Spotify remove widget do Android
- Facebook pagou a empresas externas para transcrever áudios dos utilizadores
- WhatsApp beta para Android recebe finalmente desejada medida de segurança!