Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Apple e Samsung ou Xiaomi: só uma lidera e só uma cresceu nos smartphones

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O mercado global de smartphones cresceu 7% em 2024. Quem o diz é a mais recente pesquisa dos especialistas da Canalys. Atingiu 1,22 mil milhões de unidades vendidas, o que acaba por resultar num regresso a números positivos três anos depois.

Em quase empate técnico, foi a Apple a conseguir ficar à frente no mercado com 18% de quota de mercado. A empresa de Cupertino registou, ainda assim, uma queda de 1% face ao período homólogo. Conquistou 225,9 milhões de unidades vendidas.

Fonte: Canalys
Fonte: Canalys

Xiaomi foi quem mais cresceu em 2024

A Samsung teve a mesma quota de mercado de 18%, mas com uma queda semelhante de envios de 1%, para 222,9 milhões de unidades vendidas. A fechar o pódio está a Xiaomi, que com uma quota de mercado de 14% e um crescimento de 15% para 168,6 milhões foi a grande responsável pela recuperação do setor.

A Transsion, com grande implantação na China e noutros países asiáticos, aparece no quarto lugar da lista, com uma quota de mercado de 9% e vendas de 106,7 milhões. A Oppo, que inclui também a OnePlus nas vendas, aparece na quinta posição, com uma quota de mercado de 8% nas vendas e 103,6 milhões de unidades vendidas.

“2024 foi um ano de regresso para a indústria de smartphones, com o maior volume anual de envios globais pós-pandemia", afirmou Runar Bjørhovde, analista da Canalys. Destaca ainda o “crescimento da China continental em 4%, na América do Norte a 1% e na Europa a 3%. A procura nessas regiões foi acelerada por altas promoções de fornecedores, como descontos, retomas e bundles de dispositivos”.

Destaque ainda para o facto de encontrarmos apenas marcas chinesas no remanescente da tabela. A Vivo tem 8% do mercado, a Honor cresceu 13% e já tem 5%, a Lenovo (Motorola) cresceu 23% e já tem 5%. A Huawei também cresceu (36%) e tem 4%, assim como a Realme que cresceu 9%.

Recordamos que o Xiaomi 14T está a preço de saldo na Powerplanet.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.