Apple domina o segmento premium de smartphones. Conhece as 5 marcas mais vendidas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O mais recente relatório levado a cabo pelos analistas de mercado da Counterpoint Research, mostra que a Apple mantém o domínio no segmento premium de smartphones. No primeiro semestre de 2019 a empresa conseguiu uma quota de mercado de 47%.

Esta fonte leva em conta todos os modelos com um preço superior a 400 dólares. Face ao período homólogo de 2018, a Apple perdeu 20% em vendas. Mesmo assim, a empresa da maçã mantém uma vantagem de 22% sobre a segunda classificada neste segmento – a Samsung.

Samsung em segundo. OnePlus a par da Google

  • Apple – 47%
  • Samsung – 25%
  • Huawei – 16%
  • OnePlus – 2%
  • Google – 2%
  • Outras marcas – 8%

Os dados da Counterpoint trazem algumas informações importantes. Neste período, o mercado decresceu 8% no geral. No caso da Apple o valor da descida cifra-se nos 20%. A maior razão apontada para tal acontecer é pelo facto de os utilizadores trocarem de iPhone, em média, a cada 3 anos. No passado faziam-no de 2 em 2 anos.

Mercado norte-americano representa 30% dos números globais

Os mercados com maior volume de vendas continuam a ser o norte-americano (30%) e o chinês (26%). Acaba por ser bastante interessante como uma marca como a OnePlus se apresenta com uma quota de mercado bastante semelhante à da Google.

Estes são dados relativos ao primeiro semestre de 2019, e refletem um mercado premium em queda. Os números apresentados pela Huawei são significativos, e deve ter-se em conta que são prévios às mais recentes polémicas entre a empresa chinesa e o banimento nos Estados Unidos.

O segmento premium é onde as marcas vão buscar maior lucro, e dentro dos topos de gama, os iPhones ainda ocupam um lugar de destaque. Os Galaxy S10 são, no entanto, considerados pela Counterpoint como superiores na qualidade-preço face aos modelos da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • Estudo diz que 4 em 10 das Apps que tens no teu smartphone colocam-te em risco!
  • 8 leaks que definem o novo iPhone 11 (XI) em 2019
  • 5 funções do iOS 13 que não foram mencionadas no evento da Apple
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.