Apple resolve disputa legal com Qualcomm a custo alto

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple finalmente resolveu as suas disputas legais com a fabricante de processadores Qualcomm. A empresa de Cupertino fez um pagamento avultado à fabricante dos chips Snapdragon mas não revelou a quantia.

No entanto, analistas financeiros da indústria facilmente conseguem dar-nos uma ideia do quanto a Apple pagou à Qualcomm. A soma parece rondar a ordem dos 6 mil milhões de dólares.

Em perspectiva, a maior aquisição por parte da Apple foi quando comprou a marca de produtos de áudio Beats, por 3 mil milhões. Apenas metade do valor que pagou à Qualcomm.

Adicionalmente, os analistas estimam que a Apple irá pagar mais receitas à Qualcomm por cada iPhone vendido. Foi estimado um aumento de 2 dólares por unidade.

A Apple não tinha outra opção para terminar esta batalha

Esta é uma quantia que certamente fará mossa à 'carteira' da empresa. Contudo, foi a maneira mais viável de acabar com esta disputa pois a batalha nos tribunais já se arrastava há anos.

Tanto a Apple e a Qualcomm tem gastos centenas senão milhões de dólares em processos e equipas de advogados. Assim sendo, é difícil dizer quem 'ganhou' a luta, embora a Qualcomm pareça ser a mais beneficiada.

O que motivou esta disputa entre as empresas foram ajustes de receitas não pagos à Qualcomm e algums patentes relacionadas com os processadores.

iPhones com 5G já podem ser uma realidade

Temos vindo a relatar como a Apple estava em sarilhos porque não conseguia encontrar uma parceria de fabrico de chips 5G. Foram colocadas várias hipóteses como a Intel, Samsung ou mesmo Huawei.

Contudo, a Apple preza pelo seu histórico e qualidade de serviço. Nesse sentido preferiu resolver de uma vez por todas esta disputa para garantir o fornecimento de modems 5G para os iPhone.

Mesmo assim, a Apple não irá 'submeter-se' por muito tempo pois este acordo com a Qualcomm tem a duração de apenas 6 anos. A Apple vai certamente aproveitar este tempo para se tornar independente e desenvolver as suas próprias tecnologias.

Editores 4gnews recomendam:

  • Usas o Instagram? Muda já de Password! Milhões foram reveladas
  • CUIDADO: Desinstala estas 9 aplicações do teu smartphone Android agora!
  • Xiaomi prepara mais dois topos de gama com câmaras 'pop-up'

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.