Apple deve tomar medida altamente controversa nos iPhone 14

Carlos Oliveira
Comentar

Um novo rumor sugerido pelo conhecido analista Ming-Chi Kuo levanta uma possibilidade para a geração iPhone 14 que ninguém esperava. Segundo o que ele avança, a Apple utilizará processadores diferentes nos seus próximos smartphones.

Será, portanto, a primeira vez na história da tecnológica americana que os seus topos de gama chegarão ao mercado com processadores diferentes. Isto significa que as disparidades irão além da quantidade de câmaras e qualidade do ecrã.

Only two Pro models would upgrade to the A16 processor, while the 14 & 14 Max will remain the A15. All four new models will likely come with 6GB RAM, with the difference being LPDDR 5 (14 Pro & 14 Pro Max) vs. LPDDR 4X (14 & 14 Max). https://t.co/tHcszIz6gX

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) 13 de março de 2022

iPhone 14 Pro virão com A16 Bionic e iPhone 14 com A15 Bionic

O testemunho deste conceituado analista indica que apenas os modelos Pro terão direito à próxima geração de processadores da Apple. Com efeito, só os iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max usufruirão do novo A16 Bionic.

Já os iPhone14 e iPhone 14 Max virão para o mercado com o A15 Bionic. Este é o mesmo processador que integra a linha de equipamentos iPhone 13 e a nova geração do iPhone SE.

Além disso, também o tipo de memória RAM irá diferir entre os próximos grandes lançamentos da Apple. Embora todos tenham direito a 6 GB de RAM, os modelos base terão módulos LPDDR 4X, ao passo que os Pro darão o salto para LPDDR5.

Como já referido, caso esta informação se confirme, será a primeira vez na história que a Apple utilizará diferentes processadores nos seus topos de gama. As razões para tal não foram adiantadas, porém, a escassez de componentes poderá ser um dos motivos.

Na prática, isto significa que quem optar pelo iPhone 14 ou iPhone 14 Max terá um equipamento inferior ao respetivo modelo Pro. Caso os preços dos novos equipamentos não baixem, certamente que esta será uma opção que irá gerar a discórdia entre os fãs.

Embora o A15 Bionic seja atualmente o SoC mais poderoso do mercado mobile, esse estatuto estará ultrapassado com a apresentação do seu sucessor A16. Caso os utilizadores continuem a pagar 929 € pelo smartphone, será compreensível a sua insatisfação.

Importa, por fim, notar que estas informações são ainda rumores e que nada está garantido. Contudo, Ming-Chi Kuo é um dos analistas com maior credibilidade no universo Apple e raramente se engana nas suas previsões.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.