A chegar em setembro de 2023, a próxima geração de telemóveis iOS, os Apple iPhone 15 devem comportar uma desagradável surpresa, um aumento generalizado dos preços. Esta é a convicção do analista de mercado Dan Ives, uma das personalizadas mais famosas de Wall Street.
Ives sugere um aumento do preço de venda ao público de todos os telemóveis Apple iPhone 15 a ser vendidos nos Estados Unidos da América, algo que já não sucede há vários anos. Por outro lado, na Europa e demais mercados mundiais estes aumentos têm sido consistentes nos últimos anos.
Aumento de preços a ser anunciado em setembro próximo com os iPhone 15
O analista, famoso pelas suas previsões acertadas no passado, terá partilhado as suas previsões com a agência Barron's, numa nota entretanto publicada pela CNBC. Para Ives, a Apple está a jogar Xadrez, enquanto a concorrência ainda joga Damas.
Importa frisar que este é o mesmo analista de mercado que previra, com sucesso, a subida internacional de preços aquando do lançamento da gama iPhone 14 em setembro último. Agora, Ives sugere que o mesmo sucederá com os preços praticados pela Apple no seu mercado doméstico.
Escusado será dizer, contudo, que o mesmo sucederá com os valores a praticar nos mercados internacionais. Dito isto, contamos também com uma subida do preço de venda ao público dos próximos Apple iPhone 15 Pro e iPhone 15 a chegar em setembro.
Aumentos de até 200 dólares no preço dos iPhone 15 Pro
A escalada de preços, segundo a mesma fonte, será tão mais significativa nos modelos premium. Com efeito, aqui o p.v.p. pode aumentar em até 200 dólares, nos Estados Unidos da América para os modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.
Importa ainda frisar que esta mesma previsão é partilhada por outros analistas e fontes como a Forbes. Atualmente, para a gama iPhone 14, os preços nos Estados Unidos da América começam nos $799 no modelo base, $899 para a versão Plus e subindo para $999 no Pro, até por fim aos $1099 no modelo Pro Max.
Este analista de mercado refere ainda que a Apple continuará a "esticar a corda porque o pode efetivamente fazer". Por isso, prevê um aumento forte das receitas da gigante de Cupertino, bem como a sua valorização de mercado, com grande crescimento nos próximos 18 a 24 meses.
Mais de 200 milhões de unidades vendidas até ao final de 2023
Por fim, o mesmo analista prevê que 235 a 240 milhões de unidades dos novos Apple iPhone 15 sejam vendidos em 2023. Ou seja, desde a apresentação e lançamento esperado no final de setembro até ao final do ano, a Apple deverá vender mais de 200 milhões dos seus novos iPhone.
Em suma, este ajuste de preços no mercado interno, com expectável reflexo nos mercados internacionais, em nada deverá condicionar a compra dos novos telefones. Para já, contudo, temos que aguardar até à pronúncia oficial da Apple.
Editores 4gnews recomendam: