Apple desmascara invasão de privacidade do TikTok no iOS 14

Bruno Coelho
Comentar

Na última semana a Apple apresentou o iOS 14. A mais recente versão do sistema operativo foi anunciada com várias funções que pretendem aumentar a tua privacidade, e uma delas desmascarou o TikTok.

O iOS 14 chegou com uma funcionalidade que permite alertar-te se determinada aplicação está a copiar e colar texto da tua área de transferência. E o TikTok foi imediatamente apanhado a fazê-lo.

Como podes ver pelos exemplos dados por utilizadores no Twitter, o TikTok estava a pegar em conteúdos da área de transferência a cada 1 a 3 toques nas teclas. Imediatamente era recebida a notificação dada pelo iOS 14.

Hey @tiktok_us, why do you paste from my clipboard every time I type a LETTER in your comment box? Shout out to iOS 14 for shining a light on this HUGE invasion of privacy. inb4 they say it was a "bug" pic.twitter.com/MHv10PmzZS

— Maxel (@MaxelAmador) 25 de junho de 2020

Okay so TikTok is grabbing the contents of my clipboard every 1-3 keystrokes. iOS 14 is snitching on it with the new paste notification pic.twitter.com/OSXP43t5SZ

— Jeremy Burge (@jeremyburge) 24 de junho de 2020

TikTok já voltou atrás nesta prática abusiva

Um porta-voz do TikTok apressou-se a declarar ao The Telegraph que o objetivo desta prática era “identificar comportamentos repetitivos” e também “spam”. Contudo, a última versão do TikTok disponível na App Store já terá parado esta prática.

Imediatamente a rede social optou por remover a prática para “evitar qualquer tipo de confusão” por parte dos utilizadores. Segundo a rede social, existe um compromisso com a “privacidade e transparência” de utilização da app.

Esta descoberta acaba por revelar uma contradição por parte do TikTok que, segundo o Engadget, havia prometido remover esta prática em março. Além disso, resta saber se vai fazer o mesmo no Android.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.