Apple desmascara invasão de privacidade do TikTok no iOS 14

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Na última semana a Apple apresentou o iOS 14. A mais recente versão do sistema operativo foi anunciada com várias funções que pretendem aumentar a tua privacidade, e uma delas desmascarou o TikTok.

O iOS 14 chegou com uma funcionalidade que permite alertar-te se determinada aplicação está a copiar e colar texto da tua área de transferência. E o TikTok foi imediatamente apanhado a fazê-lo.

Como podes ver pelos exemplos dados por utilizadores no Twitter, o TikTok estava a pegar em conteúdos da área de transferência a cada 1 a 3 toques nas teclas. Imediatamente era recebida a notificação dada pelo iOS 14.

TikTok já voltou atrás nesta prática abusiva

Um porta-voz do TikTok apressou-se a declarar ao The Telegraph que o objetivo desta prática era “identificar comportamentos repetitivos” e também “spam”. Contudo, a última versão do TikTok disponível na App Store já terá parado esta prática.

Imediatamente a rede social optou por remover a prática para “evitar qualquer tipo de confusão” por parte dos utilizadores. Segundo a rede social, existe um compromisso com a “privacidade e transparência” de utilização da app.

Esta descoberta acaba por revelar uma contradição por parte do TikTok que, segundo o Engadget, havia prometido remover esta prática em março. Além disso, resta saber se vai fazer o mesmo no Android.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 12 pode ter um preço simplesmente irresistível
  • App Clips pode ser um incentivo ao sistema "Sign In with Apple". Entende
  • Apple AirPower: mais fotografias mostram detalhes do carregador sem fios da Apple
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.