Apple: desenvolvedores chateados com a mais recente decisão no iOS 13

Filipe Alves
Comentar

A Apple decidiu retirar a localização "permitir sempre" do iOS 13 em formato pop-up. Em vez disso, o utilizador se quiser dar permissão a determinada aplicação terá de cumprir alguns passos nas definições. Esta decisão está a frustrar os desenvolvedores.

Muitas das aplicações que temos no nosso smartphone precisam de localização para funcionar. Aliás até aplicação da Apple como o "Find My iPhone" (encontrar o meu iPhone) necessita de constante localização para funcionar.

Facebook aplicação Apple iPhone X

Desenvolvedores mandaram carta ao CEO da Apple, Tim Cook

É com o fundamento do "Find My iPhone" que alguns desenvolvedores escreveram uma carta à Apple. Uma das aplicações, por exemplo, foi um serviço de emergência que envia de imediato a localização a alguns contactos se existir necessidade para tal.

Apple iPhone iOs 13 localização

Na carta pode-se ler "Tal como vocês, estamos comprometidos em garantir que a privacidade seja a principal prioridade, mas estamos preocupados que a implementação atual crie confusão aos utilizadores, o que realmente enfraquece essa meta (...).

As mudanças também têm o efeito adicional de remover a funcionalidade de geolocalização crítica, ao mesmo tempo que não se aplica aos aplicativos da própria Apple, alguns dos quais competem com os produtos que desenvolvemos".

A resposta da Apple foi clara e não parece mudar a situação

"Assumimos a responsabilidade de garantir que as aplicações sejam mantidas num alto padrão de privacidade, segurança e conteúdo, porque nada é mais importante do que manter a confiança de nossos utilizadores.

Os utilizadores confiam na Apple - e essa confiança é fundamental para o modo como operamos uma loja justa e competitiva para a distribuição de aplicações para desenvolvedores. Qualquer alteração que façamos em aplicativos de hardware, software ou em nível de sistema está a serviço do utilizador, sua privacidade e fornecendo a eles os melhores produtos e ecossistema do mundo."

Como será daqui para a frente

No iOS 13, caso o botão de localização "permitir sempre" desaparecer, o utilizador terá de ir às definições - privacidade - serviços de localização e permitir que determinada aplicação aceda constantemente à localização no teu smartphone. Passos extra que muitos utilizadores não farão.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.