O início do próximo ano terá impacto na oferta de smartphones da Apple na Europa. Segundo o que está a ser noticiado, a empresa será forçada a deixar de vender três modelos do iPhone já em janeiro.
Quem avança com esta notícia é a publicação francesa iGeneration. Com base na sua notícia, os iPhone 14, iPhone 14 Plus e iPhone SE 3 deixarão de ser vendidos na Europa no início de 2025.
Lei europeia proibi venda de iPhone´s com entrada Lightning
Segundo a notícia em causa, a razão para o desaparecimento destes equipamentos das lojas é a lei europeia. Esta requer que todos os smartphones comercializados tenham a entrada USB-C.
Isto significa que qualquer iPhone com entrada Lightning não poderá continuar a ser comercializado. Olhando para a oferta atual da Apple, apenas os iPhone 14, iPhone 14 Plus e iPhone SE 3 se enquadram neste cenário.
A Apple poderia contornar isto com o lançamento de novas versões destes equipamentos com uma entrada USB-C, tal como fez com os AirPods Max, por exemplo. Contudo, é altamente improvável que o faça.
O iPhone SE 3 deverá ser substituído na primavera com o lançamento da sua quarta geração. Este, segundo os rumores, deverá adotar o design do iPhone 14 e contemplar uma entrada USB-C.
Já os iPhone 14 e iPhone 14 Plus estão programados para serem descontinuados em setembro. Tal como é hábito da Apple, após o lançamento de uma nova geração do iPhone, modelos menos recentes desaparecem da sua loja.
Ou seja, a descontinuação destes equipamentos não deverá ser uma enorme dor de cabeça para a Apple. Olhando para os seus hábitos, estes modelos já estão programados para desaparecer da sua oferta no próximo ano.
A diferença é que eles deverão desaparecer das lojas mais cedo que o planeado. Não por vontade da empresa, mas por imposição do regulador europeu.
Ainda assim, os consumidores ficarão boas opções de compra. Mesmo com o desaparecimento destes smartphones das lojas, continuará a ser possível comprar os iPhone 15, iPhone 15 Plus e todos os membros da série iPhone 16.