Apple dá explicações sobre opção polémica

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente, os utilizadores foram surpreendidos com a decisão da Apple ter parado de lançar atualizações de segurança para o iOS 14, obrigando a uma passagem forçada para o iOS 15.

Agora a empresa de Cupertino explica a razão para tal decisão, afirmando que o iOS 14 sempre foi uma solução temporária.

Muitos consideram que a Apple não cumpriu a promessa de manutenção do iOS 14

Na semana passada, os utilizadores de iOS 14 foram surpreendidos com a notícia de que a Apple ia parar de lançar atualizações de segurança para esta versão do sistema operativo. De imediato, ouviram-se vozes a afirmar que a empresa não estava a cumprir a promessa feita durante a apresentação do iOS 15, em que a Apple garantiu a manutenção do iOS 14.

Agora é a vez de a empresa de Cupertino explicar a razão desta decisão e aparentemente a sua perspetiva é muito diferente da dos utilizadores. Em declarações ao site de tecnologia ArsTechnica, a Apple afirma que a manutenção do iOS 14 e consequente lançamento de atualizações de segurança para esta versão foi sempre uma solução temporária.

Apple considera que todos os utilizadores estão preparados para usar o iOS 15

De acordo com a empresa, após o lançamento do iOS 15, os utilizadores tinham a possibilidade de escolher entre as duas versões e a Apple continuaria a lançar patches de segurança para o iOS 14 até que todos os utilizadores estivessem preparados para migrar para o iOS 15. Ora, segundo a Apple, essse momento chegou.

Recorde-se que atualmente o iOS 15.2.1 é a única opção de atualização para todos os modelos de iPhone que executam iOS 14.

Recentemente, a empresa divulgou dados oficiais sobre a popularidade do iOS 15 e parece que este não está a ser tão bem recebido como o seu antecessor. Nesse sentido, a opção da Apple de parar de lançar atualizações de segurança para o iOS 14 pode levar a que muitos utilizadores instalem, finalmente, o sistema operativo mais recente da empresa.

Tal pode levar a que as estatísticas de popularidade do iOS 15 registem números mais animadores. Saliente-se que todos os equipamentos que executam iOS 14 são igualmente compatíveis com o iOS 15.

Estatísticas de aceitação do iOS 15

Tal como dissemos, a Apple revelou os números oficiais de equipamentos que estão a executar o iOS 15 e ficámos a saber que 72% de todos os modelos iPhone lançados nos últimos quatro anos, correm atualmente o iOS 15.

Mas o iOS 14 teve uma receção muito mais calorosa. Isto porque, após o seu lançamento conseguiu que 81% dos modelos lançados nos últimos quatro anos, estivessem já equipados com a nova versão.

Por outro lado, também o iOS 13 supera o iOS15, visto que na altura a estatística era que já corria em 77% dos terminais – contra os 72% que o iOS 15 assinala agora. E com o iPad as notícias não são melhores. Segundo os dados oficiais da Apple, apenas 57% dos tablets lançados nos últimos quatro anos executam, neste momento, o iPadOS 15.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iPhone SE (2022) pode chegar um pouco mais tarde que o previsto
  • Apple derrota Samsung e massacra Xiaomi no mercado de smartphones
  • Este é o produto Apple que pode surpreender em 2022
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt