Apple Car: empresa de Tim Cook sondou a startup Canoo em 2020

Rui Bacelar
Comentar

Em 2020 a Apple terá encetado negociações com a startup californiana, Canoo, uma jovem empresa dedicada aos carros elétricos e veículos autónomos. Segundo avança a publicação The Verge, em exclusivo, estes esforços enquadram-se no plano secreto da Apple para se afirmarem futuramente no mercado da mobilidade elétrica.

As reuniões terão tido lugar durante a primeira metade de 2020, de acordo com três fontes que prestaram declarações à publicação supracitada. Em cima da mesa estiveram temáticas como a compra da startup, bem como o investimento por parte da Apple.

O mais recente capítulo do Apple Car

A premissa da Canoo é a plataforma para um veículo elétrico modular, ou melhor, expansível. A jovem empresa apelida o conceito de skateboard, e pelas imagens que ilustram o artigo conseguimos apurar o âmago da sua proposta. Foi também isto que colocou a Canoo no radar da gigante de Cupertino.

Outro dos destaques da Canoo é o grau de integração dos componentes eletrónicos, superior às propostas de outras startups e grandes fabricantes automóveis. Caraterísticas que confere mais flexibilidade às suas soluções e possibilidade de adaptação.

Em síntese, foi a flexibilidade no design e no conceito da plataforma de veículo elétrico que atraíram a atenção da Apple. Algo que também nos indica aquilo que a Apple está à procura, ou mais valoriza para um futuro veículo autónomo, o Apple Car.

A startup estava mais interessada num investimento por parte da Apple

As negociações não terão surtido frutos, com a Canoo a preferir um investimento de capital por parte da Apple. Não sabemos se a empresa de Tim Cook estava decidida a comprar esta jovem stuartup, mas as negociações acabaram por cair por terra.

Em declarações ao The Verge, o diretor-executivo da Canoo afirmou que a empresa não discute decisões estratégicas, nem revela tais detalhes a menos que o considere apropriado. Quando questionada pela mesma entidade, a Apple remeteu-se ao silêncio.

Entretanto, também a Reuters noticia o interesse da Apple na Canoo, no sentido de desenvolver o seu carro elétrico e autónomo. Este é um dos segredos mais bem guardados da Apple, mas pode dar-nos os primeiros frutos já em 2024.

"Project Titan", o projeto secreto da Apple

Apelidado internamente de "Project Titan", este é um dos projetos mais ambiciosos a Apple e, recentemente, envolveu um grande nome da indústria automóvel, a Hyundai. É também um dos projetos que mais facetas adquiriu com o passar do tempo.

O atual entendimento sugere que a Apple está agora focada em criar um veículo elétrico autónomo. Para tal, estará a reunir com várias entidades do setor automóvel, das maiores empresas como a Hyundai, às mais jovens como a Canoo.

Procurando assim parceiros que possam tratar da construção e desenvolvimento dos principais aspetos de um carro elétrico, desde a perícia técnica e implementação mecânica até à produção e respetivas infraestruturas de apoio.

Da Hyundai à Canoo, as possíveis parcerias da Apple

Ambas as entidades - Hyundai e Canoo - terão estado envolvidas no desenvolvimento de novos conceitos para carros elétricos no início de 2020, de acordo com o The Verge. Nessa altura, a Apple ainda não se envolvera com estas empresas.

Houve, ao que tudo indica, acordos a serem celebrados entre ambas as empresas, mas sem que os termos sejam conhecidos. Há, bastante trabalho de bastidores a ter lugar, mas todas as partes fazem os possíveis para manter os desenvolvimentos em segredo.

Pode ainda ser dito que a Canoo foi fundada em 2017 por um pequeno grupo de engenheiros e executivos da BMW que se separou da Faraday, empresa que prometeu competir com a Tesla, mas que até agora não conseguiu colocar um carro no mercado.

As negociações com a Apple ocorreram numa altura crucial para a Canoo, startup que gastou 182,3 milhões de dólares em 2019 ao investir num protótipo funcional. A empresa terá entrado em 2020 com apenas 29 milhões no banco.

O futuro Apple Car continua envolto em mistério, mas é agora ponto assente que a gigante de Cupertino cogita seriamente uma aposta neste mercado da mobilidade elétrica.

Editores 4gnews recomendam:

  • POCO X3 NFC: o melhor smartphone Xiaomi por menos de 250 €
  • Google lança novos cursos online em Portugal no Atelier Digital
  • Nvidia RTX 3060 é oficial! Chegou a placa gráfica para dominar a gama média
Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.