Apple Car deve ser 100% autónomo, fabricado em parceria com a KIA

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

Durante os últimos meses muito se tem especulado acerca do Apple Car que estará a ser desenvolvido pela tecnológica de Cupertino. Rumores mais recentes indicam que o Apple Car será um veículo 100% autónomo, capaz de operar sem intervenção humana.

A CNBC cita várias fontes próximas do projeto que indicam que a companhia de Tim Cook está a desenvolver veículos elétricos desenhados para poderem funcionar sem condutor, talvez para serem usados como robotaxis.

Apple Car pode ser algo que ninguém espera

O mesmo meio avança também que o Apple Car pode vir a ser uma solução para operações de entregas de produtos nos mais variados mercados, com destaque especial para os Estados Unidos da América e China.

Foi ainda revelado que a companhia de Tim Cook estará a finalizar um acordo com a KIA, uma marca afiliada da Hyundai. Este rumor aponta para o fabrico nas instalações da KIA em West Point no estado americano da Geórgia.

Ao que parece as duas marcas não chegaram ainda a um acordo formal, pelo que a Apple pode virar agulhas para outra fabricante ou formar um consórcio para a produção do veículo autónomo.

Veículo autónomo da Apple ainda vai demorar a chegar

Segundo as fontes da CNBC a escolha da Hyundai / KIA tem como base o facto de se tratar de uma fabricante de renome capaz de orientar a produção dentro do território americano.

Mais ainda, a Apple teria assim controlo absoluto sobre o desenvolvimento e implementação do software e hardware do seu veículo. Ao que parece a intenção é mesmo a criação de um veículo da Apple e não de um carro apenas com software de Cupertino.

A Apple estará a tentar trabalhar no sentido de colocar o seu carro autónomo no mercado já em 2024, mas é possível que o projeto sofra adiamentos por estar ainda numa fase muito precoce.

A Bloomberg referiu recentemente que o Apple Car pode demorar 7 anos a ser apresentado, enquanto o analista Ming-Chu Kuo espera novidades já em 2025.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook vs Apple. A verdadeira estratégia de Mark Zuckerberg
  • iPhone 12 Pro Max e Galaxy S21 Ultra: vê qual quebra primeiro em vídeo
  • Apple: 5 grandes melhorias a caminho dos iPhone 12s
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.