Apple Car: analistas esperam receitas de 50 mil milhões até 2030

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda faltarão vários anos até à chegada do tão falado veículo da Apple, mas existem já analistas que olham para o projeto como uma potencial fonte de receitas astronómicas. Harsh Kumar, da Piper Sandler, acredita que a tecnológica de Cupertino tem tudo para fazer esta aventura resultar e amealhar receitas na ordem dos 50 mil milhões de dólares até ao final da década.

A Apple será para ele das poucas empresas capazes de entrar num novo mercado já durante o pico de desenvolvimento da tecnologia, evitando ser pioneira e os riscos associados à inovação sem base estabelecida.

Valor de mercado da Apple tem tudo para crescer

O analista prevê a possibilidade da Apple revelar o projeto nos próximos 2 anos. Caso isso aconteça é possível que a marca coloque no mercado 100 mil veículos até 2024, amealhando com isso algo como 5 mil milhões de dólares.

Este número representaria 0,1% do mercado, mas até 2030 a fatia pode crescer até ao 1%, atirando as receitas para os tais 50 mil milhões.

Kumar acredita também que esta é a jogada certa para a tecnológica americana, numa altura em que os seus produtos tradicionais estão a atingir a maturidade. A companhia precisa de algo para incentivar o crescimento e esta aventura parece ser o caminho certo.

Ninguém sabe como será o Apple Car

Nesta altura está tudo em aberto em relação à forma como a Apple estará a abordar esta empreitada. Os rumores têm apontado em várias direções, o que tem dificultado uma real noção do propósito deste Apple Car.

Tim Cook pode até evitar o lançamento de um veículo e testar as águas apenas com um carro fabricado por uma marca parceira mas equipado com tecnologias da Apple.

Vemos potencial na ideia de um novo interface baseado no CarPlay que possa ser licenciado às fabricantes automóvel interessadas. Todavia parece que a teoria mais aceite é a de um veículo elétrico da Apple que pode ou não ser autónomo.

Seja como for teremos mesmo de esperar notícias mais concretas sobre este suposto projeto milionário, que certamente ajudará a cimentar a posição privilegiada da Apple em termos de valor de mercado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi esclarece rumores sobre o seu carro elétrico (Mi Car)
  • Renault Captur R.S. Line chega a Portugal: conhece os preços
  • Volkswagen: SUV elétrico ID 5 Coupe entra este ano em produção
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.