Apple avisa que teclados de terceiros no iOS 13 enviam informação sem autorização

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O iOS 13 (e a sua correcção 13.1) foram lançados recentemente pela Apple. A nova versão do sistema operativo é bastante promissora mas a própria empresa já admitiu um erro: informações de utilizadores são enviadas sem autorização por teclados de terceiros.

Caso instales e utilizes um teclado de terceiros e o mesmo te peça acesso ao equipamento ou envio de relatórios, não serás informado. A Apple afirma que já está a trabalhar para corrigir este problema, presente no iOS 13.1.

Alguns dos teclados que podem ser utilizados no iOS são o Google GBoard, o SwiftKey ou Grammarly. Estes são dos mais conhecidos e utilizados mundialmente. Salientamos que caso tenhas um iPhone com iOS 13, não instales teclados que não conheças.

A Apple tem o hábito de proteger os utilizadores nos teclados

A Apple é uma empresa que preza (ou afirma prezar) pela segurança dos seus utilizadores. Uma das funções mais úteis do sistema operativo iOS é a mudança para o teclado de origem quando o utilizador abre um campo de introdução de password. Para evitar que o teclado de terceiros recolha informações indesejadas, é sempre ativado o teclado original.

Infelizmente, este erro é lamentável e poderá apanhar vários utilizadores desprevenidos. A Apple entretanto já está a testar o iOS 13.2 Beta, que deverá ser lançado num futuro muito próximo, dada a urgência da situação.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 11 Pro Max varre a concorrência na autonomia de bateria! (vídeo)
  • iPhone 11 Pro Max é mais resistente do que pensávamos! (vídeo)
  • Samsung poderá vir a lançar smartphone com dois ecrãs, revela nova patente
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.