Apple avisa! O ecrã do teu MacBook pode partir se fizeres isto

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Se tens um MacBook, este é um aviso que deves ter em consideração. A Apple lançou um comunicado na sua página de suporte, onde adverte os utilizadores para não fecharem os seus MacBook, caso tenham algo cobrir a câmara.

Isto porque o ecrã pode partir. O mesmo já aconteceu com alguns utilizadores, o que levou a que a Apple se visse obrigada a lançar este documento. Se estás a usar algo para cobrir a câmara, o melhor é que o removas sempre que fechares o teu MacBook.

Foi descoberto pela página MacRumors, que a Apple tem agora uma página de suporte ligada a este problema. Isto porque a distância entre o ecrã e o teclado é bastante curta. Além disso, este género de cobertura também pode interferir com o sensor de luz ambiente.

Foram vários os utilizadores a reportar que partiram o ecrã desta forma, e um dos exemplos foi revelado no Reddit com a fotografia acima. Para sorte dos utilizadores que têm o Apple Care+, este é um acidente coberto por esse programa.

O que fazer para segurança do teu MacBook

A Apple diz que podes confiar no indicador luminoso que te diz quando a câmara está efetivamente ativa. Além disso, podes sempre decidir que aplicações têm direito a usar a câmara (a partir do macOS Mojave), recorrendo às Preferências do Sistema.

É verdade que a privacidade está primeiro, mas partir o ecrã do teu computador não é algo que vais querer. Se fores usar algo para cobrir a câmara, não deve ter mais que 0.1mm (uma folha de papel), e evita usar algo que tenha adesivo. Se colocares algo com espessura superior a 0.1mm, retira sempre que fechares o portátil.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple vai lançar dois MacBook com processadores próprios ainda este ano
  • iOS 14: beta pública já disponível para o teu iPhone. Sabe como instalar
  • iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max: esta é a diferença de tamanho entre os 3 modelos
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.