Apple apresenta o watchOS 8. Mais funções de saúde e mais personalização

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A grande apresentação da WWDC deste ano trouxe-nos uma nova versão do sistema operativo para o Apple Watch. O watchOS 8 foi finalmente apresentado e está na hora de ficarmos a conhecer quais as suas novidades.

Esta versão do software tornará o teu Apple Watch num produto ainda mais apetecível. Como seria de esperar, a Apple abre caminho a novas opções de monitorização de saúde e a ainda mais watchfaces personalizáveis.

watchOS 8 vai incitar os utilizadores a relaxar ainda mais

A aplicação Respirar presente no Apple Watch receberá uma nova extensão denominada de "Mindfulness". O objetivo da mesma não foge ao intuito da primeira, ou seja, ajudar os utilizadores do smartwatch a relaxar.

A nova aplicação irá potenciar ainda mais os momento de relaxamento do utilizador. Uma das suas grandes novidades serão as animações, concebidas para incutir uma maior paz de espírito nos utilizadores.

Já no que concerne à monitorização de desporto e fitness, a Apple adicionará duas modalidades com o watchOS 8. Com efeito, chega o suporte para a arte marcial chinesa Tai Chi, bem como Pilates.

Apple Watch vai medir os teus padrões de respiração

É crença da Apple que os padrões de respiração do utilizador são um reflexo da sua saúde em geral. Uma variação do mesmo pode ser indicador precoce de alguma alteração na tua saúde.

Nesse sentido, com o watchOS 8 chega a possibilidade de monitorização dos teus padrões de respiração durante a noite. Caso este detete uma alteração nos padrões habituais, serás imediatamente alertado desse facto.

Fotografias tomam conta da watchface do Apple Watch

Como já referi, outra das principais novidades a implementar com o watchOS 8 serão mais opções de personalização. O visado será o ecrã principal do teu Apple Watch, concretamente a sua watchface ou mostrador.

Agora, poderás selecionar uma fotografia em modo de retrato, tirada com o teu iPhone. Em seguida, poderás adicionar texto ou apenas horas como efeito de profundidade a essa fotografia e dar uma aparência única ao teu Apple Watch.

Falando em fotografias, a respetiva aplicação também receberá algumas novidades interessantes. Será dotada de uma nova interface, mas o mais promissor é o novo método de partilha de fotos diretamente do teu pulso.

Basta selecionar a opção de partilha na galeria para seres brindado com um leque de opções para partilhar essa imagem. Poderás fazê-lo através da aplicação de mensagens ou mesmo por email, sempre sem abandonar o Apple Watch.

Caso queiras fazer essa partilha por mensagens, a adição de texto está mais simples com rabisco ou ditado. Não esquecer ainda os emojis que darão uma entidade muito própria às tuas mensagens.

Notificações partilham do foco selecionado no iPhone

Uma das grandes novidades do iOS 15 é o foco, um seletor de estado que permitirá uma gestão otimizada das notificações. Os parâmetros definidos no iPhone para as notificações terão repercussão direta no Apple Watch com o watchOS 8.

A app Casa será remodelada com o novo sistema operativo, permitindo o controlo de produtos inteligentes diretamente no pulso. Para os detentores do Apple Watch Series 6, este poderá substituir as chaves do carro. Não menos importante, será possível definir vários temporizadores e rastrear uma AirTag diretamente no pulso.

watchOS 8 chega ao Series 3 e acima

Foi informado que todos os Apple Watch a partir do Series 3 serão compatíveis com o watchOS 8. As primeiras versões de testes saem hoje, com a promessa do lançamento da versão final no outono.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple apresenta o iOS 15: Conhece as novidades
  • Apple apresenta oficialmente o iPadOS 15. A revitalização que o iPad necessitava
  • Apple paga milhões a estudante após fotos íntimas caírem na net
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.