Apple aposta em grande nos novos ecrãs Mini-LED e Micro-LED

António Guimarães
Comentar

Conforme avançam fontes próximas dos fornecedores chineses e taiwaneses da Apple, a empresa pretende investir cerca de 300 milhões de dólares na produção de ecrãs Mini-LED e Micro-LED para futuros equipamentos.

Estas informações corroboram prévias previsões do famoso analista Ming-Chi Kuo. O mesmo afirmou em março que a Apple planeia lançar pelo menos 6 produtos em 2021 com ecrãs Mini-LED. Estes incluem novos modelos dos Macbook Pro, iMac Pro, iPad Pro e dois iPads adicionais.

Assim sendo, tudo indica que a próxima aposta da empresa da maçã será a tecnologia Mini-LED e Micro-OLED. Sabemos bem que a Apple tem vindo a tentar tornar-se mais independente das fabricantes de terceiros como a Samsung e Intel.

ghchghcfg

Vantagens dos ecrãs Mini-LED e Micro-LED

As tecnologias de ecrã Mini-LED e Micro-LED são os próximos passos em relação a produção de paineis. Os Micro-LED funcionam de forma semelhante aos OLED, onde cada pixel é iluminado individualmente. O OLED é especialmente desejado nos smartphones pois consegue desligar os pixeis quando não usados, poupando bateria e atingindo um "preto verdadeiro".

Os Micro-LEDs, além de conseguirem o mesmo nível de contraste que os OLED, oferecem mais brilho. Um painel Micro-LED consegue produzir até 5000 nits de brilho, onde os OLED atingem o pico aos 1000.

rgsfdsfg

Já os Mini-LED utilizam a forma tradicional de uma luz de fundo que passa por uma matriz de cores para produzir a imagem final no ecrã. A desvantagem deste método é que não é possível atingir o mesmo nível de contraste que os OLED, pois não existem pixeis individuais para desligar.

No entanto, como o nome indica, os Mini-LED irão tentar contornar isso reduzindo o tamanho de cada LED. Em teoria, com uma quantidade grande de Mini-LEDs, pode ser possível atingir o mesmo nível de contraste e pretos que numa OLED.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.