Apple alerta que o iPhone 12 pode desligar um pacemaker!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Os iPhone 12 chegaram com uma novidade que deixou muitos utilizadores em êxtase, com a inclusão de suporte para carregamento magnético através de uma nova implementação da tecnologia MagSafe.

No entanto, através de um artigo publicado pela Apple recentemente, é preciso ter certos cuidados com os ímanes mais fortes utilizados para que esta tecnologia funcione.

A empresa confirmou que o novo modelo tem mais ímanes que os seus antecessores, no entanto isso não deverá representar riscos aumentados no que respeita a possíveis interferências magnéticas com dispositivos médicos. Mas, a Apple acabou por alertar de seguida que dispositivos como pacemakers e desfibrilhadores poderão ter sensores que reagem à presença de ímanes na proximidade.

Tendo isso em consideração, a fabricante recomenda manter o iPhone e acessórios MagSafe a uma distância de segurança de pelo menos 15cm do dispositivo médico.

Estudo revela que o iPhone 12 foi capaz de desligar um pacemaker ao se aproximar

De acordo com um estudo publicado pelo jornal Heart Rhythm, um dos pacemakers da Medtronic deixou de funcionar quando um iPhone 12 foi colocado na sua proximidade.

As possíveis interferências com dispositivos médicos em geral são obviamente um cenário a evitar. No entanto, neste caso específico falamos de produtos que representam cenários de vida ou morte, não podendo ser considerados de ânimo leve.

A Apple tem noção disso, aconselhando os seus utilizadores a deixarem de utilizar o seu iPhone caso suspeitem que possa existir alguma interferência com o seu dispositivo médico.

Estas interferências, de acordo com a Medical Xpress, poderiam ser facilmente resolvidas caso as empresas como a Medtronic decidissem finalmente evoluir as tecnologias utilizadas nos seus dispositivos.

O facto de que um íman poderá interferir de forma séria com equipamentos médicos não é novidade. No entanto, poderá ser fácil "esquecer" que a tecnologia MagSafe utiliza ímanes bastante fortes para funcionar, não sendo instintivo olhar para um smartphone e pensar de imediato que está equipado com uma série de ímanes.

Editores 4gnews recomendam:

  • TOP 30: as aplicações mais populares em Portugal para Android e iOS
  • Apple Watch ajuda polícia a salvar mulher raptada
  • Apple: MacBook Air de próxima geração será ainda mais elegante
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.