Apple alerta para novo risco para a integridade da câmara do iPhone

Carlos Oliveira
Comentar

A Apple atualizou recentemente a sua página de suporte com um novo alerta para os utilizadores do iPhone. Este visa sensibilizar todos os utilizadores para os malefícios que as vibrações produzidas por motas podem causar nas câmaras dos seus smartphones.

O aviso deixado pela Apple aponta para a degradação de algumas funcionalidades presentes nas câmaras de vários iPhones. Com efeito, estas vibrações podem, em última instância, comprometer a qualidade das imagens capturadas.

Vibrações produzidas por motas podem degradar o desempenho da câmara do iPhone

Aquilo que motivou a Apple a deixar este alerta deixa algumas pessoas inquietas. Independentemente das motivações da empresa americana com o timing desta revelação, devemos ter em consideração as suas declarações.

iPhone 12

Com efeito, a nota deixada pela empresa impele os utilizadores a afastar os seus iPhones de motas durante longos períodos. O risco será maior quando junto de uma mota com motor de alta frequência devido à maior produção de vibrações.

Essas vibrações terão um impacto negativo nas tecnologias de autofocus e da estabilização ótica da imagem (OIS). Duas valências com especial sensibilidade aos movimentos detetados pelo sensor da câmara.

Aliás, o propósito da estabilização ótica da imagem é precisamente compensar movimentos inadvertidos no sensor quando uma fotografia é capturada. Com efeito, as vibrações produzidas podem comprometer a integridade deste sistema.

Com uma menor eficácia em ambas as tecnologias, os utilizadores estarão mais sujeitos à captura de imagens com menor qualidade. É, portanto, um aviso que deve ser tido em consideração se o desempenho da câmara do teu iPhone é realmente importante para ti.

Nesse sentido, a Apple aconselha os utilizadores ao menor uso possível do seu iPhone perto destes veículos. Caso seja mesmo necessária a sua utilização acoplada a uma mota, a empresa americana aconselha o uso de um sistema de amortecimento de vibrações.

Este alerta deve ser tido em conta por todos os utilizadores de um iPhone 6 Plus, iPhone 6S Plus, iPhone 7 e acima. Estes foram os primeiros modelos a contar com a tecnologia de estabilização ótica da imagem, portanto, estão mais suscetíveis aos malefícios agora revelados.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.