Apple A17 Bionic prova ser um dos melhores processadores de 2023

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Já se sabe que os modelos mais avançados da próxima geração 15 do iPhone vão chegar equipados com o novo processador A17 Bionic da Apple.

Este chip será baseado no processo de 3 nm e agora foi revelada a pontuação que obteve quando submetido aos testes da plataforma Geekbench. Pelos resultados é bem provável que estejamos perante um dos melhores processadores de 2023…

Processador A17 Bionic passa pela Geekbench e alcança resultados impressionantes

Apple iPhone 14 Pro
À semelhança do que já aconteceu, apenas os modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max vão ser equipados com o novo processador A17 Bionic Crédito@Apple

Os rumores são unânimes na afirmação de que os próximos modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max vão chegar equipados com o novo processador A17 Bionic, proprietário da Apple. Este, por sua vez, será também o primeiro chip da marca a basear-se no processo de 3 nm da TSMC.

Mas o rumor mais recente dá-nos conta de que o novo processador terá já passado pela plataforma Geekbench 6, na qual foi submetido a vários testes. A informação chega através do YouTuber Max Tech que avança que o chip chegou, viu e venceu, com resultados fantásticos.

Nos teste de núcleo único, o novo processador da Apple obteve 3.986 pontos enquanto em multi core registou 8.841 pontos. Estes resultados são bastante impressionantes, na medida em que o chip mostra que quase rivaliza com o desempenho fornecido por um MacBook.

Mas vamos a comparações para uma melhor compreensão dos resultados excelentes. O chip A16 Bionic do iPhone 14 Pro quando submetido aos mesmos testes registou 2.504 pontos em núcleo único e 6.314 pontos em multi core.

Contas feitas, parece que o novo A17 Bionic vai oferecer um aumento de 60% no desempenho quando de se trata de single core e um aumento mais modesto de 40% no desempenho multi core.

Apple poderá ser a primeira marca a presentar um chip baseado no processo 3 nm

Ainda que estas informações tenham como fonte rumores, parece que o novo processador da Apple vai arrasar os seus rivais diretos com, possivelmente, uma das melhores performances de 2023.

Mais: com este processador a equipar os próximos modelos Pro do iPhone 15, a Apple poderá também ser a primeira marca a lançar no mercado smartphones equipados com chips baseados no mais recente processo de 3 nm.

Espera-se que a Qualcomm apresente o seu primeiro processador baseado neste mesmo processo de fabrico ainda este ano. Poderá ser o Snapdragon 8 Gen 3 que, dizem os rumores, poderá ser anunciado mais cedo do que habitualmente – em outubro ao invés de novembro.

Mas tendo em conta que a próxima geração do iPhone 15 é esperada nas primeiras semanas de setembro, desta vez, a Apple poderá mesmo ser a primeira marca a apresentar uma novidade deste tipo no mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt