Apple: A16 Bionic regista evolução dececionante e não é tão bom quanto se esperava

Mónica Marques
Comentar

Afinal, o novo processador A16 Bionic da Apple não é tão bom quanto as expetativas o faziam prever.

Quando submetido a testes de benchmarking, o novo chip Apple registou uma evolução dececionante face ao modelo anterior.

Testes de benchmarking revelam fraca melhoria do chip A16 Bionic

Apple iPhone 14 Pro
Em testes de eficiência, o chip A16 Bionic da Apple ficou atrás dos novos processadores da MediaTek Crédito@Apple

Todos os rumores e previsões sugeriam que o novo processador A16 Bionic da Apple fosse uma evolução significativa em relação ao seu modelo anterior. Mas parece que o novo chip do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max fica aquém das expetativas.

O processador Apple foi submetido a testes de benchmarking para avaliar o seu desempenho frente a outros chips emblemáticos como o A15 Bionic, seu antecessor e o Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm. Mas ainda que o modelo se tenha destacado da concorrência, os resultados não são tão bons como se esperava.

Nos testes efetuados na plataforma 3DMark, o novo A16 Bionic regista uma pontuação de 3.359 pontos, o que faz deste um dos chips mais poderosos do momento. Mas quando testado ao nível da eficiência, o chip obtém apenas 444,1 pontos, ficando atrás dos processadores Dimensity 8100 e Dimensity 9000 da MediaTek.

No entanto, no confronto com a Qualcomm sai vencedor, sendo cerca de 20% mais poderoso que o Snapdragon 8+ Gen 1 e mostrando também ser ligeiramente mais eficiente.

Já quando comparado com o seu antecessor, A15 Bionic, o novo processador A16 é apenas 5% mais poderoso e fornece também somente mais 20% de eficiência. Tal como os especialistas explicam a evolução mínima acontece em potência bruta, no entanto não deixa de ser uma má notícia para a Apple.

Procura por iPhone 14 Plus regista um aumento

Entretanto, outras notícias relacionadas com a Apple dão conta de que os modelos Pro do iPhone 14 estão a registar uma procura elevada, inclusivamente bastante superior à procura pelo modelo base iPhone 14.

Mas a surpresa é o iPhone 14 Plus. De acordo com alguns dados revelados, este modelo Apple tem vindo a registar um aumento da na sua procura e, ao que tudo indica, está a tornar-se um dos favoritos dos utilizadores do universo iOS.

Recorde-se que o iPhone 14 Plus está equipado com uma bateria de 4.323 mAh com autonomia para de até 26 horas e um ecrã com 6,7 polegadas que são os seus argumentos mais fortes de venda, em relação ao modelo base do iPhone 14 que conta com um ecrã mais pequeno e com uma bateria com menos capacidade.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. Email:monicamarques@4gnews.pt