App Store de IA? Apple pode inaugurá-la já este ano

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A conferência WWDC deste ano da Apple pode apresentar uma grande novidade: uma App Store exclusivamente dedicada a aplicações baseadas em Inteligência Artificial.

De acordo com o analista Ben Reitzes, a empresa de Tim Cook pode aceitar apps de terceiros nesta nova plataforma.

Nova App Store pode ter o seu próprio assistente IA

imagem alusiva a aplicações alimentadas por Inteligência Artificial
A conferência WWDC da Apple deste ano pode ser o palco de apresentação da nova App Store IA Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Mas o analista Ben Reitzes tem outra boa novidade sobre esta nova loja de aplicações. Ao que tudo indica, a App Store IA pode ter direito ao seu próprio assistente virtual, alimentado a tecnologia IA, como não podia deixar de ser.

Infelizmente, não ficam claras as funções deste assistente. Mas podemos supor que poderá herdar algumas das funcionalidades da conhecida Siri e ajudar os utilizadores nas suas compras nesta nova plataforma.

Outros rumores avançam que a Apple já terá iniciado conversações como empresas como a Google sobre a possibilidade de colocarem os seus produtos na nova App Store IA.

O Gemini IA da Google, já disponível em “aplicação convencional” parece ser um dos fortes candidatos a esta nova plataforma da Apple. Até porque, a Google não teria de fazer grandes adaptações, em princípio, e a App Store IA representaria mais um local de acesso para os utilizadores interessados neste produto Google.

Os analistas acreditam também que a Apple não terá dificuldade em convencer outras empresas a abraçarem esta nova loja de aplicações, tendo em conta os exemplos do iTunes e da App Store “normal”.

Agora resta saber se a Apple irá também aplicar aqui a sua política de taxas que tanta polémica tem levantado ao longo dos últimos anos.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt