Após queixas, Google vai mudar animações do Android 12

Paulo Montenegro
Paulo Montenegro
Tempo de leitura: 1 min.

Após a chegada da primeira versão de testes do Android 12, sistema operativo que foi apresentado durante a Google I/O 2021 em maio, alguns programadores já dão as primeiras opiniões.

A gigante de Mountain View recebeu diversas críticas no que diz respeito aos efeitos que são exibidos após o utilizador tocar num elemento no ecrã.

Incómodo causado pela animação

Um efeito “cascata” para a animação é reproduzido, porém, devido aos artefactos visuais, muitos programadores acabaram se sentindo incomodados a pensar haver algum dano no ecrã.

Entretanto, a animação funcionava conforme o planeado e, segundo Google, ela faz parte da nova identidade visual do sistema operativo.

Segundo o AndroidPolice, a empresa decidiu ouvir as queixas dos programadores e prometeu que corrigiria a animação nas próximas compilações e, em simultâneo, agradeceu pelos comentários enviados.

Próximas compilações vão trazer animação suavizada

O efeito "cascata" será suavizado no Beta 2, 3 e compilações posteriores do sistema, o que deve reduzir a sensação de incómodo causada durante o uso.

Para os que já possuem o Android 12 instalado nos seus dispositivos é possível desligar as animações quem nas definições de sistema, o que remedia o "problema" temporariamente até ele ser corrigido.

A decisão de mudar a animação do Android 12 após receber os comentários dos programadores mostra que Google está comprometido em ouvir os seus utilizadores e trabalhar para entregar uma melhor experiência de uso.

Até hoje Google é criticado por não ter conseguido resolver problemas como o da fragmentação das versões do Android e inconsistência na distribuição dos updates de segurança por parte de muitas fabricantes.

Após o anúncio do iOS 15, que chegou com reforço na privacidade e segurança dos dados, Google terá muito o que trabalhar para conseguir equiparar-se à Apple no âmbito da segurança para com as suas plataformas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple faz chegar o FaceTime ao Android e ao Windows 10
  • Google Assistant muda forma de interação no Android. Vê como
  • Google Pixel Buds A são oficiais: a mesma ideologia a preço reduzido