Cuidado: Mais aplicações apanhadas com Malware na PlayStore

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Malware é um problema que parece não parar. A cada dia que passa mais aplicações mostram problemas de invasão da privacidade do utilizador e consequentemente prejuízos para os mesmos que podem atingir escalas inimagináveis.

Qualquer pessoa está vulnerável a que tal situação aconteça, aliás, ainda ontem o meu iCloud tentou ser invadido na China o que me levou a alterar tudo o que é passwords cá em casa.

Vê ainda: UMIDIGI Z1 Pro oferece uma bateria de 4000 mAh com menos de 7mm

O sistema Operativo Android parece ser aquele que mais sofre com isto. Embora seja um sistema livre, que deixa aos desenvolvedores e utilizadores dar asas à sua imaginação na personalização, é também neste sistema operativo que mais problemas nos deparamos quando falamos de malware.

Malware nas apps tem sido uma dor de cabeça para a Google e Apple nos últimos anos

No ano passado uma aplicação na PlayStore de "Guia para o Pokémon Go" infetou cerca de meio milhão de utilizadores com um código de nome "Ztorg". Este código, inserido na aplicação, dava acesso remoto aos hackers de forma a fazer root ao teu equipamento e posteriormente aceder a tudo e mais alguma coisa no smartphone.

Os investigadores da Kaspersky detectaram o exploit e a Google retirou a aplicação da PlayStore em conjunto com mais algumas cenas que tinham o mesmo código.

Por momentos parece que tudo ficou bem, contudo, alguns desenvolvedores com vontade de saber mais da vida alheia instalavam outro tipo de código malicioso nas "aplicações saudáveis" e submetiam para atualização.

O utilizador, que até tinha uma aplicação sem problemas, depois da atualização da mesma acabou por se infetar mesmo sem saber.

Hoje, mais duas aplicações foram apanhadas com código problemático para o utilizador. Embora não seja tão mau quanto o Ztorg, estas apps incluíam um código na atualização que permitia os hackers remotamente aceder às mensagens do consumidor. Ou seja, não só a tua privacidade era invadida, como também podiam enviar mensagens para números com taxas adicionadas e receber bom dinheiro com isso.

Não foi referido se os hackers conseguiram ou não roubar utilizadores. A Google já tirou as aplicações da PlayStore, contudo, mais de 60 mil pessoas tinham estas apps instaladas no seu dispositivo.

Isto é uma situação problemática que nos leva seriamente a pensar que tipo de apps devemos instalar no smartphone. Assim sendo, toma cuidado, faz uma pesquisa sobre as aplicações antes de as instalar e tenta acima de tudo não guardar dados sensíveis no teu smartphone.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi 6 Review | O smartphone que não deves deixar passar

Samsung Galaxy Note 8 poderá ser chegar mais cedo do que esperado

Vídeo mostra que construir um smartphone não é pêra doce

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.