Apenas 2% das apps na Google Play Store pedem permissões de SMS e chamadas

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Um dos objectivos principais da Google recentemente é reduzir permissões. Principalmente com restrições de acesso a SMS e chamadas. Quantas vezes instalaste um jogo e é pedido acesso a SMS ou chamadas?

Não faz muito sentido para um jogo nem faz sentido para a maioria das apps que utilizamos diariamente. A não ser que a função da app envolva directamente o uso SMS ou chamadas, não faz sentido solicitar esse acesso.

Nesse sentido, a Google anunciou que o número de apps que pede essas permissões caiu em 98% nos últimos meses. Isto devido aos esforços da Google para melhorar os critérios de aceitação de apps e melhoria das APIs.

O que não falta por aí são notícias da Google a remover apps maliciosas da sua Play Store. Através do Google Play Protect, mais de 50 mil milhões de apps são analisadas diariamente.

Android é o sistema operativo mais utilizado do mundo

No seu keynote Google I/O, a empresa revelou mais detalhe sobre o vindouro Android Q. A Google reforçou os detalhes de segurança, privacidade e bem-estar digital.

A directora-sénior da Google, Stephanie Cuthbertson, acrescentou ainda que o Android está presente em mais de 2.5 mil milhões de equipamentos pelo mundo inteiro, um número massivo e uma conquista impressionante.

Na verdade, esse número deve ser bem maior pois Cuthbertson só considerou as estatísticas dadas pela própria Google Play Store. Existem milhares de dispositivos na China sem a loja que também utilizam Android.

Seja como for, estamos a testemunhar uma época de melhorias na loja do Android. A loja que sempre foi criticada por ter 30 aplicações de lanterna ou por não ser a mais segura está certamente a mudar algumas dessas opiniões.

Editores 4gnews recomendam:

  • Co-fundador do Facebook quer ver a rede social fragmentada
  • Google Gboard tem novo design na nova atualização (APK Download)
  • Intel confirma lançamento de processadores de 10 nanómetros em junho
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.