Cumprindo com a tradição, a plataforma AnTuTu acaba de anunciar a lista dos smartphones mais poderosos do mercado durante o mês de maio. Esta hierarquia foi compilada com base nos equipamentos que passaram pelos seus testes no mês que terminou.
A lista divulgada engloba os três principais segmentos de mercado mobile. Com efeito, ficamos a conhecer os mais poderosos dentro do segmento de topos de gama, gama média / alta e de gama média.
Xiaomi Black Shark 5 Pro é o smartphone Android mais poderoso do mundo
A liderar a hierarquia dos topos de gama Android temos o Xiaomi Black Shark 5 Pro. Trata-se de um equipamento vocacionado para o segmento gaming e vem equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 1.
Este equipamento da sub-marca da Xiaomi apresentou o melhor desempenho global durante o mês de maio entre os milhares de smartphones testados pela AnTuTu. Para quem procura o mais potente equipamento do segmento Android, o Black Shark 5 Pro é, segundo esta plataforma de benchmarks, o modelo a escolher.
Em segundo lugar surge o Nubia Red Magic 7 Pro, seguido pelo Lenovo Y90 no terceiro posto. Comum a estes modelos é o seu processador Snapdragon 8 Gen 1 e a sua orientação para o segmento gaming.
É apenas no quarto posto que surge o primeiro smartphone equipado com o processador MediaTek Dimensity 9000. O Vivo X80 e a sua respetiva versão Pro são os únicos modelos capazes de ameaçar o domínio do processador de topo da Qualcomm entre os mais poderosos do mercado.
Mercado de gama média / alta é dominado pelo Vivo S15 Pro
Observando o segmento imediatamente abaixo dos topos de gama temos um dos mais ferozes do mercado. No segmento de gama média /alta vemos um poupo conhecido Vivo S15 Pro a apresentar-se como o exemplo a seguir.
Imediatamente a seguir surge um já mais conhecido Realme GT Neo 3 e no terceiro posto o Redmi Note 11T Pro+. Comum aos três primeiros classificados neste segmento está o seu processador: o Dimensity 8100.
Contrariamente ao que sucede no mercado de topos de gama, vemos um claro domínio da MediaTek graças ao seu processador Dimensity 8100. É um dos mais recentes e mais promissores componentes da empresa asiática e isso comprova-se pelos dados fornecidos agora pela AnTuTu.
A presença dos processadores Snapdragon revela-se apenas na nona posição graças ao Snapdragon 870, desvendado em 2021. Este processador ainda não teve um sucessor, mas continua a provar-se um dos mais capazes atualmente no mercado.
iQOO Z5 é o gama média a ter em conta para a AnTuTu
Por fim, temos o segmento de smartphones de gama média dominado pelo iQOO Z5. Equipado com um Snapdragon 778G, o equipamento da subsidiária da Vivo dominou as tabelas de desempenho da AnTuTu no mês passado.
Em segundo lugar surge o Xiaomi Civi 1S e em terceiro o Honor 60 Plus. Os três primeiros classificados desta tabela apresentam poucas diferenças nos resultados obtidos, comprovando que qualquer um deles será uma excelente opção.
No que concerne ao domínio por processadores, o segmento de gama média volta a ser dominado pela Qualcomm. Em rigor, pelo seu Snapdragon 778G que equipa sete dos dez modelos presentes na tabela divulgada.
É importante salientar que as pontuações atribuídas pela AnTuTu não refletem apenas o desempenho bruto do processador. Outros parâmetros também são tidos em consideração, favorecendo os modelos com melhor otimização do seu software.
Editores 4gnews recomendam: