Ao contrário do que muitos julgavam no seu início, o sistema operativo Android TV conseguiu tornar-se num dos mais populares OS para televisões e outros gadgets. Muito graças ao grande crescimento no interesse pelas populares Android boxes, a versão do Android destinada aos grandes ecrãs revelou-se como um sucesso global.
No entanto, parece que esse grande sucesso poderá custar-lhe o seu nome. De acordo com informações publicadas pelo site 9to5Google, o Android TV como o conhecemos poderá ter os dias contados. Isso não significa que irá desaparecer, mas sim que a Google irá optar por alterar o seu nome para... Google TV.
Cada vez mais parece que a Google tem vergonha do nome Android
Ainda que nesta altura sejam só rumores, este seria um passo que certamente chegaria em linha com a estratégia da Google durante os últimos anos. Esta não seria a primeira, segunda ou terceira vez que a Google iria decidir "apagar" o nome Android dos seus produtos.
Ao longo dos últimos anos, vimos várias aplicações abandonarem o nome Android, recebendo o nome da Google:
- Android Market passou a chamar-se Google Play Store
- Android Pay transformou-se em Google Pay
- A aplicação Android Messages passou a chamar-se "Messages by Google"
- O sistema operativo para wearables Android Wear, passou a chamar-se apenas Wear OS
Além disso, já há muito tempo que a Google não utiliza o nome Android nas suas novas aplicações e serviços, dando clara preferência ao seu próprio nome, Google.
Por isso, não é difícil acreditar que eventualmente o Android TV passe a chamar-se Google TV. Curiosamente, esta possível alteração vai marcar o regresso do Google TV, que foi mais um dos projetos falhados da empresa há muitos anos.
Assim sendo, caso se venha a confirmar esta nova alteração, o Google TV poderá ser dos poucos projectos que serão removidos do já popular "Cemitério da Google".
Editores 4gnews recomendam:
- As 8 melhores box Android TV em 2020
- Google Chrome para Android fica ainda melhor com a nova característica!
- Google Drive para iOS recebe funcionalidade que os utilizadores Android já pedem há muito!