Android. Samsung é a maior fabricante de processadores, destrona a Intel

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Naquele que foi um dos maiores reinados em toda a história da tecnologia, a Intel dominou o segmento durante...bem, décadas! Todavia, em 2017 a coroa passaria para a Samsung. A fabricante sul-coreana destrona assim a Intel para se tornar na maior fabricante de processadores do mundo. Já para não falar na sua dominância no segmento Android.

Como é que sabemos isto? Comparando os relatórios fiscais oficias, publicados recentemente por ambas as empresas. Aliás, a primeira publicação a avançar isso mesmo foi a Bloomberg. Segundo esta publicação de renome, a mudança na liderança foi detectada ao comparar os valores de receitas obtidos pela Intel e pela Samsung no quesito dos processadores.

Vê ainda: d

Com a Intel a gerar 62.8 mil milhões de dólares em receita anual com a produção de processadores. Por sua vez, a Samsung declarou um total de 69.1 mil milhões de dólares em receitas com a fabricação e venda dos seus processadores (divisão de semi-condutores). Poderão consultar aqui o relatório oficial da Intel.

Note-se ainda que a comparação não é totalmente justa ou desprovida de "quês". Isto porque, como bem sabemos, a Intel produz processadores x86. Segmento em que continua a ser líder com uma enorme margens sobre os seus rivais directos como a AMD. Já por outro lado, a Samsung produz sobretudo processadores para dispositivos Android. Seja para os seus Samsung Galaxy ou para qualquer outra fabricante Android.

Samsung ultrapassa a Intel, processadores para Android cada vez mais procurados

Mais ainda, no relatório oficial e nos lucros da fabricante sul-coreana entram também os proveitos obtidos com a produção de módulos de armazenamento (memórias). De qualquer forma, certo é que, a nível monetário, o departamento de semicondutores da Samsung é já maior do que o departamento da Intel. Aliás, aqui a crescente procura pelos processadores Exynos da Samsung por outras fabricantes Android também tem ajudado bastante. Estes são cada vez mais populares, sobretudo junto das marcas chinesas.

Para além dos detalhes técnicos e financeiros, o departamento de produção de memórias da Samsung revela-se cada vez mais crucial para a marca. Aliás, para todo o futuro da tecnologia. Bem mais importante até do que os processadores convencionais da Intel para computadores.

Do mercado Android às TV's, a Samsung é cada vez mais importante

Hoje em dia já é difícil encontrar um smartphone, Android e não só, que não tenha pelo menos um componente fabricado pela Samsung.

Desde memórias, RAM, chips, processadores e uma vasta panóplia de semi-condutores, a fabricante sul-coreana. tem sempre e cada vez mais uma palavra a dizer.

No seu relatório oficial a Samsung afirma que a procura pelos módulos de armazenamento em estado sólido (SSD's) continuará a crescer. Componentes que serão utilizados quer em servidores quer pelas fabricantes Android em todas as suas aplicações e produtos. O futuro, esse passa pela Samsung.

Para além de ser a maior fabricante mundial de smartphones Android é uma das maiores produtoras de ecrãs OLED e não só. É também uma das maiores produtoras de TV's, eletrodomésticos e muito mais. A sua escala é verdadeiramente avassaladora e é certo que continuará a crescer em 2018.

Assuntos relevantes na 4gnews:

S8 – Diferentes apenas no preço?

d Oreo para o Honor 8 afinal pode chegar com a EMUI 8.0?

Galaxy S9 terá que puxar pela divisão mobile da marca

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.