Android Q dará mais controlo às operadoras sobre o teu smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Neste momento a Google encontra-se já a desenvolver uma nova versão para o seu popular sistema operativo. O Android Q já começa a dar um ar de sua graça e, por conseguinte, as novidades começam a surgir.

Todavia, as mais recentes novidades irão fazer os utilizadores pensar duas vezes na hora de comprar um novo smartphone. Ao que tudo indica, o novo Android Q dará mais possibilidades às operadoras de bloquear o teu dispositivo.

De acordo com o que se podem ver no site de desenvolvimento do Android, as operadoras poderão bloquear o teu smartphone por intermédio do teu cartão SIM. Desse modo, estas entidades terão um controlo mais refinado sobre o que funcionará e o que não funcionará num determinado equipamento.

Android Q permitirá a uma operadora bloquear o teu smartphone

Assim sendo, as operadoras poderão criar uma lista de redes permitidas e não permitidas para um determinado smartphone. Isto implica a possibilidade de uma determinada rede não funcionar perto de determinadas torres de telecomunicações.

Ademais, o Android Q trará novidades para os equipamentos com capacidades de dual-SIM. Para ser mais especifico, passará a ser possivel bloquear o segundo slot consoante o cartão SIM que esteja inserido no primeiro slot.

Ou seja, se no primeiro slot não estiver um determinado cartão, ser-te-á impossível utilizar qualquer outro cartão SIM no teu equipamento. Trata-se de uma restrição que persistirá mesmo após um reiniciar ou a uma reposição de fábrica do teu smartphone.

No entanto, importa notar que ainda nenhuma destas funcionalidades está garantida no Android Q. Todos estes dados fazem parte dos compromissos para o desenvolvimento deste software, mas nem todos poderão vir a ser efetivamente aplicados.

Mas caso tudo isto se venha a verificar, será algo que todos devem ter em consideração antes de comprar um dispositivo móvel. A partir do Android Q a compra de um equipamento bloqueado a uma operadora terá de ser bem equacionado.

Embora em Portugal não existam grandes vantagens em comprar um smartphone bloqueado, lá fora o paradigma é outro. Assim sendo, comprar um equipamento novo no estrangeiro terá de ser algo bem pensado no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

Smartphone com mais memória ou comprar um cartão? Qual o melhor?

Apple iPhone XR. Depois de 1 mês de uso, o melhor smartphone da maçã

Motorola RAZR 2019: Assim poderá ser o design do smartphone dobrável

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.