Android Q trará mais funcionalidades para dispositivos Bluetooth

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A mais recente novidade anunciada para o Android Q será bastante interessante para quem usa dispositivos Bluetooth. A partir desta versão do sistema operativo da Google passará a ser possível encontrar os teus acessórios perdidos.

Esta funcionalidade foi apelidado de "Encontrar acessórios perdidos" e não podia ser mais explicita do que isto. Com efeito, entrando no menu "Encontrar dispositivo" ficarás a saber onde esse estava da última vez que esteve conectado com o teu smartphone.

Essa informação preciosa irá ser-te apresentada num mapa, facilitando ainda mais a localização dos teus dispositivos perdidos. Para além disso, ficarás a saber a que horas se deu a última comunicação feita.

Não se ficando por aqui, esta funcionalidade permitirá ainda fazer com que esse dispositivo Bluetooth emita som. Isto será de extrema importância caso seja uma coluna, por exemplo, mas certamente irá requerer que esta ainda se encontre emparelhada com o smartphone Android. Caso este último ponto seja verdadeiro, poderás ainda desconectar o teu acessório, caso assim o pretendas.

Estas funções estarão disponíveis para dispositivos suportados

Tudo aquilo que referi acima será compatível com dispositivos que suportem a funcionalidade Fast Pair. Esta, como o seu nome indica, possibilitará que vários dispositivos possam conectar-se eo teu smartphone de uma forma muito mais célere.

Em suma, sempre que o Android descobrir um desses dispositivos receberás uma notificação para o emparelhar com o teu equipamento. Para tal, bastará que cliques nessa notificação e tudo ficará pronto a ser utilizado.

A Google anunciou ainda que se encontra a trabalhar para alargar a lista de dispositivos compatíveis com o Fast Pair. Para o futuro, a gigante das pesquisas promete mais acessórios, colunas inteligentes e smartwatches com Wear OS.

Android Q irá ainda apresentar outras informações relevantes

Ficamos ainda a saber que o Android Q irá apresentar mais informações acerca dos nossos dispositivos Bluetooth. Com efeito, aquela que provavelmente será de maior importância diz respeito à restante autonomia desse equipamento.

Por conseguinte, passará a ser possível saber o remanescente de bateria dos nossos auriculares Bluetooth ou mesmo da sua caixa. Poderás igualmente gerir as notificações e interação com uma assistente virtual e outras funcionalidades.

Tudo isto irá facilitar o uso de dispositivos Bluetooth em conjunto com o nosso smartphone. Não só nos ajudará bastante em caso de perdermos algum desses acessórios, como ainda nos passará a dar informações bastante úteis sobre os mesmos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Podcasts fica mais perto dos seus rivais com a nova funcionalidade
  • A Google sabe tudo que tu compras online graças ao Gmail
  • Instagram recebe alteração de visual com foco nas compras online
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.