Android Q: Ficou agora confirmada a presença do 'Dark Mode'

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A preferência dos utilizadores pela utilização de aplicações e serviços com 'Dark Mode' já se demonstra há bastante tempo. Como resultado disso mesmo, a Google apostou forte na atualização das suas aplicações com este modo durante a segunda metade de 2018.

Além disso, a empresa veio até explicar aos seus utilizadores todos os benefícios trazidos por este 'modo noturno' à autonomia dos smartphones, especialmente os que têm ecrã OLED. Agora, parecem ter sido confirmados alguns dos rumores sobre o Android Q.

Vê ainda: Android Police, um Googler publicou dados bastante interessantes sobre a chegada do 'Dark Mode' no novo Android Q. Confirmando que, será na próxima versão do Android que os utilizadores poderão usufruir de um tema mais escuro em toda a sua interface.

Como será implementado o 'Dark Mode' no Android Q

Ainda que não tenha sido confirmado de forma oficial. O fato da empresa já ter bloqueado o acesso publico a esta thread, faz transparecer que as informações eram legitimas. Estas são excelentes notícias, especialmente depois de todos esperarmos o 'Dark Mode' no Android Pie, e este não estar presente...

Mas, o Googler - Lukasz Zbylut - revelou ainda mais algumas informações sobre a implementação deste novo 'modo noturno'. Revelando que a 'equipa Android Q' deverá garantir que todas as aplicações pré-instaladas na nova versão, deverão oferecer suporte para o 'Dark Mode' de forma nativa. Para que o lançamento deste modo possa acontecer, todo o processo terá de estar terminado até maio de 2019.

As mais recentes notícias sobre este modo foram sobre a sua chegada ao Google Chrome. Se bem te lembras, no artigo que publicámos, mencionei o fato de que este tema mais escuro não iria ter grandes benefícios no browser. Isto porque não iria afetar de forma alguma a forma como as páginas iriam ser apresentadas ao utilizador.

Continuo a ter dúvidas sobre os seus benefícios em browsers...

Nesta thread, Zbylut faz uma referência a este mesmo detalhe. Depois de indicar que a equipa responsável pelo desenvolvimento do Google Chrome teria de garantir a presença de uma opção para ativar o 'Dark Mode'. Assim como tratar das variantes mais escuras de todos os elementos da sua interface. Indicou que alterar a forma como o conteúdo é apresentado no browser não faz parte deste projeto. Mas sim, de uma possibilidade para o futuro.

Uma coisa parece estar garantida, o 'Dark Mode' chegou para ficar nos nossos smartphones (e não só). Por isso, o mais provável é que vejamos durante 2019 a grande parte das aplicações e sistemas operativos começarem a oferecer esta opção de forma nativa.

Editores 4gnews recomendam:

Google Chrome para Windows 10: Experimenta o ‘Dark Mode’!

Google Chrome: Confirma-se o Dark Mode para Windows 10

Google Play Games recebe nova atualização com Dark Mode e mais

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.