Android prestes a receber novidade que todos os utilizadores vão adorar

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Quantas vezes já te sentiste "cegado" pelo teu smartphone Android em locais mais escuros? Isso acontece quando ligas o teu equipamento e a luminosidade do seu ecrã está no máximo.

Felizmente para todos os que já passaram por essa experiência, em breve tal deixará de acontecer. Tudo para a Google prepara-se para implementar no seu sistema operativo uma nova funcionalidade que almeja precisamente colocar termo a este tipo de situações.

"Use a brightness sensor to determine the screen's initial brightness"Test: Use the device in a bright room, turn the screen off, go to a dark room, turn the screen on, see that the screen doesn't start as too bright.https://t.co/r59GQDBWbM

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 23 de março de 2023

Android receberá novos mecanismos para reconhecer luminosidade ambiente

Esta informação foi descoberta por Mishaal Rahman através de uma análise ao código fonte do Android 13 QPR2. Nesta versão de testes do sistema operativo da Google encontra-se código que indica a possibilidade de aferir a luminosidade ambiente mesmo com o ecrã desligado.

Por outras palavras, o Android receberá novos recursos que lhe permitirão monitorizar a luminosidade do ambiente que o rodeia, mesmo com o ecrã do smartphone desligado. Tudo para que o nível de luminosidade inicial do ecrã se adeque ao local onde te encontras.

Imagina que estás num local com bastante luz e que o nível de brilho do ecrã do teu smartphone Android está no máximo. Se desligares o ecrã e passares para um local mais escuro, o ecrã ligar-se-á no mesmo nível de brilho, causando o tal fenómeno de "cegar" o utilizador.

Só após o ligar do ecrã é que os seus sensores de luminosidade entrarão em ação para se adequarem ao local em questão. Com esta novidade para o Android, essa medição passará a ser feita em segundo plano para que o ecrã do smartphone se ligue com um nível de luminosidade mais confortável.

Acredito firmemente que todos os utilizadores apreciarão a implementação desta novidade no Android. É, para muitos, uma novidade que só peca por não ter sido implementada mais cedo pela Google.

Resta agora saber se esta funcionalidade será disponibilizada numa atualização para o Android 13 ou se apenas chegará com o Android 14. Aguardamos ansiosamente para saber quando chegará a todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.