Android Pie 9: Google anuncia a nova versão do sistema operativo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Antecipando-se a todos os prazos que prevíamos, eis que a Google anunciou hoje o novo Android Pie 9. Esta é a nova versão do seu sistema operativo para smartphones que começa desde já a chegar aos Google Pixel.

Depois de toda a fase de desenvolvimento do Android P, eis que a versão final está pronta. Agora com um novo definido (Pie) está na altura de conhecermos todas as suas novidades. Com esta nova versão, a Google quer um sistema operativo mais simples e inteligente.

Vê ainda: Apple já não se preocupa em trazer ecrãs OLED a todos os iPhone

O Android Pie 9 irá aprender contigo graças à Inteligência Artificial. Quanto mais utilizares o teu smartphone, mais o Android Pie será capaz de prever o que irás fazer a seguir. Esta nova versão irá adaptar-se a ti e à tua forma de utilizá-lo.

Por isso mesmo, esta nova versão vem com duas funcionalidades conhecidas como Adpative Battery e Adaptive Brightness. A primeira irá canalizar a energia do teu smartphone para as aplicações que mais utilizas e a segunda irá adaptar o brilho do ecrã conforme algumas circunstâncias.

Google anunciou hoje o Android Pie 9

Ainda no campo da Inteligência Artificial, temos a funcionalidade App Actions que irá tentar prever o que irás fazer em seguida. Por exemplo, caso conectes os teus headphones, o Android Pie irá sugerir-te a tua lista preferida no Spotify. Mostrar-te-á ainda as aplicações mais utilizadas no topo da gaveta de aplicações.

Esta nova versão do sistema operativo da Google vem ainda com uma interface melhorada e mais simples. Virá agora mais preparado para lidar com smartphones com notch e ainda para a redução das margens dos ecrãs.

Para tal temos agora um nova forma de navegação mais à base de gestos. Prova disso mesmo é o desaparecimento dos botões retroceder e aplicações recentes no ecrã inicial. Agora temos apenas um botão ao centro com novas formas de navegação.

Arrastando para cima a partir de qualquer parte do ecrã terás acesso às aplicações mais recentes. Aí terás uma pré-visualização de ecrã completo sobre elas. Simplesmente clicando sobre uma, voltarás ao que estavas a fazer anteriormente.

Ainda no campo da interface, temos um redesenhar de interface das definições rápidas. Não podemos esquecer novas formas de tirar screenshots, controlos de volume simplificados e uma nova forma de gerir as tuas notificações.

Mais lá para o outono teremos acesso à funcionalidade Slices. Imaginas que estás no Google Search e escreves o nome de uma das tuas aplicações. Com os Slices, serás presenteado instantaneamente com informações úteis provenientes dessa mesma aplicação.

Importa ainda falar de uma das mais aguardadas novidades desta versão: a "Digital Wellbeing". Criada com base num estudo desenvolvido pela Google, o seu propósito será avisar-te quando estás a utilizar em demasia o teu smartphone.

Funcionalidade Digital Wellbeing ainda não está disponível

Com ela, o sistema operativo irá notificar-te de quanto tempo passas numa determinada aplicação. Poderá ainda definir tempos específicos para a utilização de uma determinada app. Ultrapassado esse tempo, o seu ícone ficará a cinzento para que não a utilizes mais.

Terás acesso ainda a um novo modo "não perturbar" que irá desabilitar todas as interrupções visuais que o Android te possa oferecer, como pop-ups de notificações. Haverá ainda um modo que irá automaticamente acinzentar o ecrã para uma melhor leitura antes de te deitares.

A "Digital Wellbeing" chegará aos equipamentos Pixel no outono deste ano. Já para os equipamentos Android One e restantes apenas estará disponível mais para o final do ano. Ainda assim, os utilizadores Pixel podem juntar-se desde já ao seu programa beta.

Estas são as novidades da mais recente versão deste sistema operativo. Como vês não temos grandes novidades de fundo mas sim um aprimorar de alguns aspetos. Segue-se agora o penoso processo de atualização para os smartphones contemplados.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Mate 20 Pro terá o sensor no ecrã do Samsung Galaxy S10

Samsung trará um gadget relevante na IFA em setembro

Xiaomi PocoPhone F1 passa no AnTuTu com fantástica pontuação

Fonte

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.