Android perde terreno para rival iOS da Apple

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Segundo dados agora divulgados, nos últimos anos o sistema operativo Android tem registado uma descida na sua quota de mercado. Já o iOS da Apple nos últimos cinco anos cresceu 6%.

Um novo estudo revela que o Android domina na Europa, mas o iOS continua a ser rei na América do Norte e Oceânia, estando também a crescer na Ásia.

iOS da Apple cresceu 6% nos últimos cinco anos

Um estudo da StockApps agora divulgado não traz boas notícias para o sistema operativo Android da Google. De acordo com os dados, desde 2018 que este sistema operativo tem vindo a registar uma queda na sua quota de mercado.

Como não podia deixar de ser, o iOS da Apple é que fica a ganhar e, efetivamente, no mesmo período de tempo registou um aumento da sua quota de mercado de 19,4% para 25,49%, ou seja, teve um crescimento de 6%.

Segundo os especialistas da StockApps, "a perda de participação de mercado do Android resume-se ao aumento da concorrência no espaço do sistema operacional. Um olhar atento sobre os dados mostra que o iOS ganhou 6% entre julho de 2018 e janeiro de 2022. Já os restantes sistemas operativos de pequena escala respondem pelos 1,58% restantes que a Google perdeu".

Mas a StockApps esclarece também que não considera que o domínio do Android esteja ameaçado. A natureza de código aberto deste sistema operativo e a acessibilidade do Android continuam a ser argumentos fortes que conquistam utilizadores por todo o mundo.

A geografia do iOS e do Android

Este novo estudo veio também demonstrar que o domínio dos sistemas operativos são geográficos. Por outras palavras, o Android e o iOS dominam em regiões/continentes diferentes.

Nomeadamente, em África 84% dos smartphones ativos executam o sistema operativo Android enquanto que apenas 14% dos terminais móveis pertencem ao universo iOS. Os restantes 2% estão por conta de outros sistema operativos.

O Android domina igualmente o continente europeu com uma quota de mercado de 69,32%. Mas na Europa o iOS consegue uma melhor participação no mercado do que em África, com 30% dos smartphones a executarem o sistema operativo da Apple. Por sua vez, os restantes sistema operativos têm que batalhar pelo 1% que resta.

Já na Ásia, o Android regista um quota de mercado de 81%, muito graças às principais marcas chinesas de smartphones como a Xiaomi e OPPO que disponibilizam modelos com o sistema operativo da Google. Por sua vez, o iOS detém 18% dos smartphones asiáticos.

Na América do Sul, o Android também consegue superar o iOS com uma impressionante quota de mercado de 90%, sendo que o SO da Apple detém os restantes 10%.

Mas é na América do Norte e Oceânia que a luta entre os dois principais sistemas operativos é mais acérrima. Aqui o iOS domina com uma quota de mercado de 54% nas duas regiões enquanto o Android detém quase 45%. Mais uma vez, os restantes sistemas operativos ficam com apenas 1%.

Ainda que o domínio do Android dificilmente termine, não há margem para dúvidas de que está a ser colocado em causa. E tal deveria ser o suficiente para a Google analisar as razões que levaram a que o sistema operativo a cair nas preferências dos utilizadores nos últimos cinco anos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Mensagens da Google: app responsável por aquecimento e consumo exagerado de bateria
  • PlayStation 5: jogos gratuitos podem ter uma novidade que não vai agradar a todos os utilizadores
  • Google oferece nova app para mudares de Apple iPhone para Android
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt