Android P também bloqueará acesso ao microfone do teu smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google encontra-se em processo de desenvolvimento da nova versão do seu sistema operativo. Por enquanto, a mesma é conhecida como Android P, ficando a revelação do seu nome oficial para mais tarde. Mas não deverá tardar até que a Google disponibilize uma primeira versão de testes que poderás instalar no teu smartphone Pixel.

Esta primeira versão beta costuma chegar na primavera. Trata-se de uma versão ainda muito verde do Android. A mesma não é aconselhada para uma utilização diária devido aos seus bugs. No entanto, se a quiseres experimentar estarás à vontade.

Vê ainda: Qualcomm apresenta um novo motor de inteligência artificial

Será através desta versão beta do Android P que ficaremos a conhecer as suas principais novidades. Mas isso não nos impede de especular, desde já, acerca delas. Algo que já tem acontecido ao longo das últimas semanas.

No dia de ontem demos a conhecer uma nova funcionalidade do Android P que visa salvaguardar a tua privacidade. Esta nova versão impedirá aplicações terceiras de aceder às câmaras do teu smartphone.

Android P não permitirá o acesso ao microfone do teu smartphone

No seguimento dessa novidade, temos agora conhecimento de que o Android P irá também bloquear o aceso ao microfone do teu smartphone. Tal como acontecerá com a câmara, também o microfone ficará barrado a aplicações que estejam a correr em segundo plano.

Para além da descoberta desta funcionalidade, a XDA Developers adiantou ainda como a mesma funcionará. Quando uma aplicação tentar aceder ao microfone do teu smartphone, esta irá reportar em branco. Tecnicamente, a mesma não será totalmente barrada no acesso ao microfone. O resultado desse acesso será um conjunto de zeros, ou seja, nada.

Desta forma a Google estará a garantir uma maior privacidade para os seus utilizadores. Aplicações mal-intencionadas que tenhas no teu smartphone deixarão de poder gravar todas as conversas que tens sem dares por isso.

A versão final do Android P só deverá ser disponibilizada mais para o verão. Até então muita coisa poderá mudar. Algumas funcionalidades poderão acabar por ser removidas e outras poderão ser adicionadas.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9. Vídeo oficial sugere resistência a quedas

Huawei apostará cada vez mais nos seus processadores Kirin

Microsoft e Qualcomm terão a ajuda necessária para promover o “novo” Windows 10

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.