Android Oreo e os principais trunfos do Xiaomi Mi MIX 2S

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Com a apresentação do Mi MIX original, em novembro de 2016, o mundo prestou atenção à Xiaomi. Provavelmente pela primeira vez em toda a sua história seria vista como algo mais do que uma marca de smartphones baratos. Entretanto chegou um Mi MIX 2 e agora, para o MWC 2018 pode chegar um novo Xiaomi MI MIX 2S para suplantar todos os antecessores. O Android Oreo será apenas um dos seus trunfos.

É curioso o facto de uma linha de smartphones ter começado como uma mera curiosidade. Afinal de conta, o MIX original não passava de um concept phone, uma prova daquilo que a marca conseguia fazer. Não era suposto chegar às lojas. Chegou, viu e...agora terá um sucessor para o MIX 2 lançado em setembro de 2017.

Vê ainda: d One vs MIUI

Agora, com os olhos postos no MWC 2018, a marca poderá estar a preparar uma sequela para o seu atual topo de gama, o seu phablet todo poderoso. Tal como podem ver pela nossa análise no final da página, apesar de cativante o MIX 2 é afetado por algumas falhas sintomáticas.

A câmara fotográfica sendo um quesito onde os smartphones da marca nunca brilharam (com a notória excepção do Mi Note 3). Algo que se sente bastante no MIX 2 e que deverá ser corrigido, finalmente, no Xiaomi MI MIX 2S. Novas câmaras, novo processador e o sistema operativo mais recente da Google, o Android Oreo.

Xiaomi MI MIX 2S trará a MIUI 9 baseada no Android Oreo

Com efeito, segundo os mais recentes rumores a marca deverá implementar uma versão da MIUI 9, já baseada no Android Oreo neste seu próximo topo de gama. Algo que não nos surpreende uma vez que a fabricante chinesa já estava a testar algumas versões beta há várias semanas. Desta forma, quando o Xiaomi MI MIX 2S for apresentado no MWC nos últimos dias de fevereiro, já deverá incorporar este novo sistema operativo. O tão badalado Android Oreo 8.0.

Qualcomm Snapdragon 845 será o seu "motor"

Tal como o seu antecessor, o novo Xiaomi MI MIX 2S trará um ecrã praticamente sem margens. Todavia, algo que não nos agradou mesmo nada foi a colocação da câmara frontal na aresta inferior. No dia-a-dia isto acarreta vários inconvenientes. Agora, para o seu próximo smartphone a marca parece ter encontrado uma solução. A câmara fotográfica secundária estará alojada no canto superior direito.

Apesar de ser inegavelmente belo o Xiaomi MI MIX 2 acaba por sacrificar a função pela forma, algo que temos sempre que condenar. Afinal de contas os smartphones são ferramentas que devem servir os consumidores. A seu favor pesa o facto de toda esta linha MIX ser destinada a quebrar as atuais barreiras da marca. Mesmo assim...tornaram-se demasiado populares para serem vistos como um mero capricho do designer Philippe Starck.

Leitor de impressões digitais embutido no ecrã?

O seu nome e a sua existência já não inspiram dúvidas. A sua apresentação no MWC Barcelona também já não suscita mais questões. Agora, olhemos para tudo o que ele pode trazer, além claro, de um design inovador e do sistema operativo Android Oreo na mais recente versão da MIUI.

Leitor de impressões digitais no ecrã do Xiaomi Mi MIX 2S?

Segundo consta será totalmente construído em cerâmica. Terá um protecção no painel frontal com vidro Gorilla Glass 5 da Corning.

Estará equipado com o mais recente e mais poderoso processador da norte-americana Qualcomm, o Snapdragon 845. Terá um total de 8GB de memória LPDDR4X RAM (variante mais rápida da memória). Teremos também 256GB de armazenamento interno UFS.

Para os mais interessados e para os consumidores portugueses teremos também a conexão 4G LTE. E, tal como o seu antecessor, temos a banda 20. Seja como for, a estrela deste smartphone será o seu belo ecrã de 5.99 polegadas que ocupará a porção de leão de todo este painel frontal. Segundo consta até poderá ter o leitor de impressões digitais embutido no ecrã. Isso sim, seria fantástico!

Apresentação no MWC 2018, em Barcelona

Algo extremamente delicioso para todo e qualquer fã desta marca é o novo processador da Qualcomm. O Snapdragon 845 será a plataforma mobile nos melhores topos de gama de 2018.

Aqui, o Xiaomi Mi MIX 2S poderá ser o primeiro smartphone a chegar ao mercado com este processador. Conta com 8 núcleos de processamento (octa-core) a 2.8Ghz e traz ainda a gráfica Adreno 630. Este novo SoC apresenta uma melhoria significativa de performance face ao modelo anterior, o SD835, tal como podem ver aqui.

Numa nota pessoal, algo que me deixa extremamente satisfeito é a ausência de uma notch ou "monocelha" à lá iPhone X. Em vez disso a Xiaomi presenteia-nos com uma solução igualmente elegante e, felizmente, original! A câmara frontal estará alojada no canto superior direito do dispositivo. Simples, elegante e eficaz.

Será este o teu próximo topo de gama?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Qualcomm Snapdragon 670 será uma das estrelas da MWC

reo e cores fortes para o ASUS ZenFone 5 Lite

d

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.