Android Nougat chega finalmente a mais dispositivos em Maio

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Todos os meses a Google disponibiliza os relatórios de distribuição relativos ao seu sistema operativo, o Android. Estes dados mostram-no a popularidade relativa de cada versões deste sistema e é particularmente útil para os desenvolvedores ou entusiastas da plataforma. Hoje tivemos acesso aos mais recentes dados e vemos, pela primeira vez, um crescimento significativo do Android Nougat.

Vê ainda: Top 5 smartphones por menos de 350€ (maio 2017)

É com bastante surpresa que vemos os valores do Android Nougat a aumentar consideravelmente nos primeiros dias de maio. Esta tendência será para manter, principalmente à medida que os novos topos de gama chegam ao mercado.

Android Nougat torna-se relevante, finalmente!

O mês que ainda há pouco começou e que, em apenas 2 dias, registou um aumento de 2.2% representou o maior crescimento do Android Nougat até à data. Passando de 4.9% para 7.1% sentimos que finalmente as construtoras estão a lançar, em maior número e disponibilidade, as suas atualizações para a mais recente versão, pronta para o público, do sistema operativo Android.

De acordo com os dados da Google (fonte), o Android Lollipop continua a dominar com 32% mas o Marshmallow (6.0) está logo atrás, presente em 31.2% dos dispositivos. Aliás, a percentagem do Android Marshmallow manteve-se igual desde março passado.

Pelo lado positivo, a distribuição do Android Nougat 7.0 e 7.1 tem crescido de forma constante e significativa. Face ao mês passado, abril, o Android Nougat subiu para para 7.1% e este grande pico deve-se, sobretudo, à chegada dos Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8+ aos mercados. Ambos os topos de gama utilizam esta versão do sistema operativo e será de esperar um aumento contínuo à medida que cada vez mais smartphones são ativados.

Por outro lado podemos observar uma diminuição nas versões mais antigas do Android. Olhe-se para o Gingerbread, o IceCream Sandwich e mesmo para o Jelly Bean. Todas estas versões tem caído de forma gradual, estando muitas delas já praticamente obsoletas. Sinceramente, já nem devia existir um smartphone ou tablet em funcionamento com o GingerBread em pleno 2017...haja fragmentação nesta plataforma!

Outros assuntos relevantes:

Atualização do Windows 10 S para o Windows 10 Pro terá um preço agradável

Apple poderá apresentar um concorrente ao Amazon Echo na WWDC

Gaming: Existe ou não algum benefício para a saúde em jogar?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.