Quando falamos de Android a primeira características que nos vem à mente são as suas possibilidades. O facto de ser um Sistema Operativo “Open Source” dá a todos os utilizadores mais liberdade de personalização e modificação.

Comparado com iOS por exemplo, Android oferece aos utilizadores formatos de personalizar o equipamento de uma forma invejável, contudo, não é só um mar de rosas.

   

Vê ainda: Android 8: A possível data de lançamento e nome!

Utilizado por mais de 80% dos smartphones no mercado, o Sistema Operativo da Google sofre de um mal complicado de modificar, falo obviamente da sua desfragmentação de mercado.

O Android Nougat foi apresentado em agosto de 2016, mas mesmo assim, quase um ano depois esta atualização só está implementada em pouco mais de 1% dos smartphones no mundo.

No gráfico apresentado hoje pela Google vemos que a atualização mais popular continua a ser a Lollipop, lançada em novembro de 2014.

O crescimento de Android Marshmallow é também de realçar, porém, não posso deixar de reprovar este gráfico e a lentidão das empresas para lançar atualizações para os seus smartphones.

Uma das opções mais viáveis para utilizadores continuarem com o Sistema Operativo mais recente tem sido a instalação de ROM’s baseadas em Android Nougat. Depois da CyanoGen ter declarado que iria abandonar o ramo, a opção mais viável tem sido Lineage OS.

Não percas: Xiaomi Redmi Note 4X é revelado de forma oficial

A solução da Google até ao lançamento do Pixel tem sido recomendar a compra de smartphones Nexus, agora a história mudou com a empresa americana a oferecer o seu hardware, e que hardware este!

Veremos até que ponto é que este gráfico continuará assim e quanto mais tempo as empresas demorarão a atualizar os seus equipamentos.

Outros assuntos relevantes:

MediaTek apresenta oficialmente o processador Helio P25

Samsung desvendará um protótipo de smartphone dobrável na MWC

Asus Zenfone 3S Max apresentado oficialmente por $220

 

FonteAndroid Developers
Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.