Android lança finalmente o ‘AirDrop’ com computadores Windows

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Nearby Share é a ferramenta da Google para enviar ficheiros entre smartphones Android e computadores, ao estilo AirDrop da Apple. Mas até agora, essa funcionalidade só estava disponível para quem possuía um Chromebook.

Para os milhões de utilizadores de Windows, a Google tem agora boas notícias. O Nearby Share foi finalmente lançado para Windows nas últimas horas, permitindo assim transferir ficheiros localmente sem fios entre o sistema operativo da Microsoft e o Android da Google.

nearby share

Por enquanto a app está apenas disponível através de um programa Beta (de testes). O que significa que os utilizadores deixarão de ter de usar métodos alternativos como cabos ou serviços como o WeTransfer para transferir ficheiros entre Android e Windows.

Que computadores Windows são compatíveis com o Nearby Share Beta?

A má notícia quanto à compatibilidade do Nearby Share Beta é que os computadores com processadores ARM não são compatíveis. Tirando isso, todos os computadores com Windows 10 ou mais recentes serão efetivamente compatíveis.

A melhor parte é que não precisas de instalar nada no teu smartphone Android. Isto porque, caso não saibas, o Nearby Share vem pré-instalado em qualquer smartphone com Android 6 ou superior. O que significa que a maioria dos smartphones Android no mercado são compatíveis.

Através do site oficial do Android, já é possível fazer download da app Nearby Share Beta para Windows. A má notícia é que, embora a app já esteja disponível nos Estados Unidos e em muitos países globalmente, na Europa ainda não é possível fazer download da mesma. Pelo menos para já.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.