Há uma nova lista de software malicioso, ou malware, que os utilizadores devem remover imediatamente dos seus smartphones. Este aviso assume maior importância pelo facto de todas as apps visadas estarem disponíveis para download através da Play Store.
O alerta é deixado pelos especialistas em segurança informática da empresa McAfee. Estes apelidaram a nova ameaça de Goldoson e permite recolher diversas informações oriundas dos smartphones das vítimas.
Eis as apps que deves remover já do teu smartphone Android
- L.POINT with L.PAY
- Swipe Brick Breaker
- Money Manager Expense & Budget
- TMAP
- Lotte Cinema
- Genie Music
- Cultureland
- GOM Player
- Megabox
- LIVE Score Real-Time score
- Pikicast
- Compass 9: Smart Compass
- GOM Audio – Music, Sync lyrics
- TV – All About Video
- Guninday
- Item mania
- LOTTE WORLD Magicpass
- Bounce Brick Breaker
- InfiniteSlice Infinite Slice
- Norae bang
- SomNote – Beautiful note app
- Korea Subway Info: Metroid
- GoodTVBible
- Happy Mobile Happy Screen
- UBhind: Mobile Tracker Manager
- Mafu Driving Free
- Girl singer WorldCup
- FSP Mobile
- Audio Recorder
- Catmera
- Cultureland Plus
- Simple Air
- Lotteworld Seoul Sky
- Snake Ball Lover
- Play Geto
- Memory Memo
- PB Stream
- Money Manager (Remove Ads)
- Inssaticon – Cute Emoticons
- ECloud
- SCinema
- Ticket Office
- Lotteworld Aquarium
- Lotteworld Water Park
- T map for KT, LGU+
- Random number
- AOG Loader
- GOM Audio Plus – Music, Sync
- Swipe Brick Breaker 2
- Safe Home
- Chuncheon
- Fantaholic
- Cinecube
- TNT
- Bestcare Health
- InfinitySolitaire
- New Safe
- Cashnote
- TDI News
- Eyesting
- TingSearch
- Krieshachu Fantastic
- Yeonhagoogokka
Como podes comprovar, são dezenas de aplicações disponíveis na Play Store infetadas com pedaços de software malicioso. Agregadas totalizam mais de 100 milhões de descargas, portanto, é mais um flagelo a afetar um vasto leque de utilizadores Android.
A nova ameaça Goldoson foca-se na recolha de informações dos equipamentos infetados. Entre os objetivos temos a lista de aplicações instaladas no smartphone, nome de dispositivos ligados via Wi-Fi ou Bluetooth, bem como fraude publicitária ao carregar em anúncios sem consentimento do utilizador.
Muitos dos responsáveis pelo desenvolvimento das aplicações listadas foram apanhadas de surpresa com esta notícia. Isto porque pedaços de software malicioso foram introduzidos inconscientemente nas suas apps.
Tal como reporta a McAfee, o software malicioso chegou a estas aplicações através de bibliotecas de código externas. Estas são várias vezes utilizadas por diversos programadores para agilizar parte do processo de desenvolvimento das suas aplicações.
Ou seja, os programadores em causa foram tão vítimas como os utilizadores que instalaram estas apps no seu smartphone. Como é óbvio, tanto a Google como os programadores já estão ocorrentes deste problema.
Algumas das aplicações visadas já não se encontram disponíveis na Play Store. Outras foram atualizadas pelos seus responsáveis de modo a eliminar os pedaços de código malicioso nelas presentes.
Perante este relato, o melhor que podes fazer para solidificar a segurança dos teus dados é remover as apps que eventualmente tenhas instaladas no teu smartphone. Mesmo que tenham sido removidas da Play Store, permanecerão no teu dispositivo até que as desinstales manualmente.
Editores 4gnews recomendam: