Android deixou de fazer cópias de segurança dos teus dados! Sabe como resolver

Carlos Oliveira
Comentar

Segundo relatos de vários utilizadores, há já vários meses que o Android deixou de fazer cópias de segurança dos nossos dados. Este problema é transversal e, pelo que se sabe, afeta smartphones da Google, Samsung, Motorola, OnePlus, Huawei e mais.

Ao que parece, este problema tem afetado todos os modelos das marcas supracitadas que corram o Android 9 ou Android 10. Isso significa que tal não está relacionado com alguma conta Google em concreto ou atualização de segurança.

Cópia de segurança para o Google Drive parece estar ativa, mas, na verdade, não está

Tal como já pude confirmar, ao dirigirmo-nos às definições do smartphone, na opção de cópia de segurança para o Google Drive, esta aparece como ativa. No entanto, se olharmos com mais atenção, notamos que a opção de realizar a cópia imediatamente está desativada, assim como as restantes opções estão em espera.

Cópia de segurança Android

Ou seja, este é um problema que poderá facilmente passar despercebido aos menos atentos. Nesse caso, estes pensam que todos os seus dados continuam a ser armazenados nos servidores da Google, mas a realidade é que não estão.

Como resolver o problema momentaneamente

A solução mais simples para contornar o problema é desativar todos os métodos de segurança de desbloqueio do smartphone. No caso dos smartphones Samsung, deves seguir os seguintes passos:

  • Definições
  • Ecrã bloqueado
  • Tipo de bloqueio de ecrã
  • Selecionar "Nenhum"

Caso tenhas um equipamento de outra marca, o processo deverá ser semelhante.

Feitos estes passos, é possível constatar que volta a ser possível realizar cópias de segurança dos teus dados. No entanto, este é um método que deve ser utilizado esporadicamente, pois torna o teu smartphone mais vulnerável. Depois de feita a cópia dos teus dados, aconselhamos-te a ativar novamente todos os métodos de segurança.

Cópia de segurança

Existe outro método mais avançado que permite contornar o problema sem ter de remover os métodos de desbloqueio do smartphone. Todavia, este exige uma série de comandos e o processo poderá não estar ao alcance de qualquer utilizador. Em todo o caso, podes ver todos os passos requeridos no fórum XDA Developers.

Google ainda não se pronunciou relativamente ao problema

Apesar de este cenário ter já vários meses, a Google ainda não teceu nenhum comentário face ao problema. Não existe nenhum reconhecimento de falha ou desenvolvimento de uma solução para o mesmo, o que deixa os utilizadores preocupados.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.