Android Auto terá novo design e adaptar-se-á a qualquer carro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O segundo e último dia da conferência Google I/O 2022 traz-nos também boas novidades, ainda que a maioria dos anúncios tenha ocorrido no primeiro dia, durante a keynote, agora temos excelentes notícias para a plataforma Android Auto.

Em causa está uma das maiores alterações ao design, funcionamento e aspeto geral da plataforma Android Auto que, de acordo com a gigante das pesquisas, se poderá adaptar a qualquer carro. Para tal, toda a sua interface será mais dinâmica e maleável.

Será a maior alteração ao design da plataforma Android Auto desde 2019

Android Auto

Em primeiro lugar temos o modo de Ecrã Dividido ou split screen. Esta função foi avistada primeiramente no ano passado, ainda em fase de testes e dividia o ecrã de forma bastante sucinta com conteúdos de navegação e multimédia em cada porção do ecrã.

Desse modo o utilizador podia continuar a usufruir das informações de navegação, ao mesmo tempo que também lhe são apresentadas informações diversas como o menu de reprodução multimédia.

Assim que o novo design chegar a todos os utilizadores, o Android Auto adaptar-se-á a virtualmente qualquer ecrã e centro de infotainment. Para tal, ajustará o formato, tamanho e elementos da interface para aproveitar melhor o espaço.

Além disso, os utilizadores poderão, por exemplo, partilhar a hora estimada de chegada ao destino com os seus contacto de forma fácil através do Android Auto. Note-se que essa é apenas uma das novidades a chegar efetivamente à plataforma.

Maior e melhor aproveitamento dos ecrãs dos nossos carros

Android Auto

Segundo fez saber a própria Google, o novo modo de ecrã dividido ou split screen chegará "mesmo a tempo do verão". Ou seja, não temos uma data concreta para a distribuição das novidades, mas apenas uma previsão geral de chegada durante o verão.

Em suma, a Google promete que o Android Auto se adaptará a qualquer ecrã de qualquer carro. Desse modo, ficará mais ajustado a cada veículo, podendo expandir ou contrair os elementos da interface consoante seja necessário em cada caso.

Em simultâneo, a Google prometeu melhorar também as respostas rápidas. Segundo a empresa, isto virá melhorar o processo de resposta dos utilizadores ao usar a plataforma Android Auto e respetivas funcionalidades no quotidiano.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.