Google mostra nova geração de óculos AR com IA durante a Google I/O 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tem dado a conhecer as novidades do mundo Android e avanços da sua empresa durante a conferência Google I/O 2022 que agora chega ao fim. Durante o certame ficamos a conhecer vários novos produtos (hardware), bem como melhorias para vários dos seus serviços e plataformas (software). No entanto, uma das principais novidades reside nos óculos AR com realidade aumentada.

Ainda que não tenha apresentado uma nova geração dos Google Glasses como alguns rumores sugeriam, tivemos um vislumbre importante das capacidades da realidade aumentada. Em simultâneo, a empresa partilhou também alguns dos avanços no campo da Inteligência Artificial ou AI.

Avanços na IA para aplicação em óculos inteligentes com RA

Google Glasses

A gigante das pesquisas tem bastante experiência em realidade aumentada (RA) com um dos produtos mais icónicos dos últimos anos, os Google Glass. O produto original fez várias manchetes e tornou-se bastante popular junto de uma comunidade nicho.

Todavia, os Google Glass de 1.ª geração nunca obteve sucesso comercial digno de nota, pelo que foi eventualmente removido do mercado. Todavia, o formato perdurou e mais fabricantes têm apostado em protótipos similares aos óculos inteligentes da Google.

Google

Agora, durante a I/O 2022, a tecnológica partilhou um vídeo particularmente ilustrativo das novas capacidades de um tal produto. O resultado pode ser visto em seguida, no trecho partilhado pela própria empresa durante a conferência e, posteriormente, nas suas redes sociais.

A realidade aumentada pode ajudar a quebrar barreiras na comunicação

Augmented reality can break down communication barriers – and help us better understand each other by making language visible. Watch what happens when we bring technologies like transcription and translation to your line of sight. #GoogleIOpic.twitter.com/ZLhd4BWPGh

— Google (@Google) 11 de maio de 2022

Infelizmente para já é apenas um teaser, uma demonstração das capacidades da Realidade Aumentada, potenciada pela Inteligência Artificial. Algo que pode ser canalizado e aproveitado num produto físico como os óculos inteligentes, mas que até agora não passa disso, uma promessa tentadora.

Por outro lado, o CEO da Alphabet e responsável máximo da Google, Sundar Pichai, confirmou que uma nova geração de óculos inteligentes está em preparação. Todavia, de momento estão em fase de protótipo, sem previsão de apresentação para breve.

Sabemos, por fim, que um produto deste género deve ser apresentado, mantendo-se o interesse da Google nesta área. Todavia, para já temos apenas uma ótima promessa e pouco de palpável.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.