Android: 8 novas funcionalidades anunciadas para equipamentos móveis

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Google aproveitou toda a atenção focado no mundo Mobile com a abertura das portas da edição deste ano da MWC para apresentar oito novas funcionalidades para o universo Android que abrangem toda a linha de equipamentos móveis. Vamos conhecê-las uma a uma.

1. Android Auto a ajuda a focar na estrada sem perder mensagens importantes

Através de tecnologia IA, o Android Auto vai agora resumir automaticamente conversas mais longas ou textos, durante a viagem de carro para o utilizador focar-se na condução, mas não perder mensagens importantes.

O Android Auto vai também passar a sugerir ações e respostas adequadas e, com apenas um toque no ecrã, partilha com os contactos o tempo estimado de chegada ou faz uma chamada telefónica.

2. Legendas geradas por Inteligência Artificial

Ainda que esta funcionalidade esteja disponível a nível global, para já, todas as legendas estão em inglês. Na prática, o utilizador pode ouvir uma descrição, gerada por IA, de fotos, imagens online ou imagens incluídas nas mensagens.

3. Dados úteis e pontos de interesse

O suporte melhorado para leitura do ecrã para o Lens no Maps ajuda o utilizador a explorar as zonas à volta e a identificar locais como ATMs, restaurantes e estações de transporte público. A partir de agora é possível apontar a câmara do telefone para o local pretendido e o TalkBack vai ler as informações do local em voz alta, tais como o horário de funcionamento, as avaliações ou as direcções de como chegar a esse determinado local.

4. Anotações em manuscritas no Google Docs

Através das marcações no Google Docs, é agora possível fazer anotações manuscritas, a partir de um smartphone Android, usando apenas o dedo ou a pen digital.

Foram também disponibilizadas novas ferramentas, como cores de caneta e marcadores, que vão facilitar a revisão de textos.

5. Novos controlos de transmissão no Spotify

O switcher de saída no ecrã inicial do Android vai agora mostrar os dispositivos compatíveis com o Spotify Connect, permitindo que se alterne mais facilmente entre dispositivos.

Esta funcionalidade foi agora estendida à plataforma de streaming Spotify. Recorde-se que o recurso estava já a funcionar em pleno com o YouTube Music.

6. App Fitbit redesenhada

A app Fitbit foi redesenhada para fornecer uma imagem mais completa da saúde e bem-estar do utilizador. Agora, no separador Você é possível ver os dados das aplicações conectadas junto aos dados do Fitbit.

Já no separador Hoje, é possível visualizar dados como exercícios, passos, calorias queimadas, andares subidos e distância percorrida nas aplicações compatíveis com o Health Connect.

7. Carteira Google disponível no WearOS

Com a Carteira da Google, agora, disponível nos smartwatch Wear OS, o utilizador pode ter no seu pulso cartões de embarque, bilhetes para eventos, cartão de clubes, cartões de fidelidade, entre outros. Todos os cartões podem ser acedidos a qualquer altura que o utilizador necessite.

8. Rotas e horários de transportes públicos

O Google Maps para WearOS inclui as rotas de transportes públicos, assim como os horários de partida e até instruções de navegação até ao destino.

Tudo acessível e exibido no ecrã do smartwatch, sem existir necessidade de recorrer ao smartphone.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt