Home Android

Android 8.1 poderá permitir o envio e receção de SMS´s nos Chromebook

Uma APK descoberta na developer preview do novo Android 8.1 Oreo abre a porta a uma funcionalidade há muito pedida.

Android 8.1 Chromebook
Android 8.1 poderá permitir uma maior interação com os Chromebook

A Google disponibilizou a primeira versão de testes da nova versão Android 8.1 Oreo na semana passada. Neste momento, são já vários os que deitaram as mãos a esta nova versão do SO da Google, mesmo antes da mesma começar a chegar aos Pixel. Foi nesta versão que foi descoberta uma funcionalidade já há muito pedida nos Chromebook.

Vê ainda: Google Pixel 2 XL já está disponível em dois novos mercados europeus

Os Chromebook são os “computadores da Google”, cujo sistema operativo é o ChromeOS. Trata-se de um sistema operativo com uma grande base na internet e que se mostra capaz para tarefas simples. Sendo este o ecossistema que a Google nos oferece entre os PC´s e os smartphones, os utilizadores têm vindo a pedir uma maior interação.

Um dos pedidos por parte dos utilizadores tem sido a capacidade de enviar e responder a mensagens diretamente do Chromebook. Pois bem, tudo aponta para que este tipo de intereção entre o smartphone e o Chromebook seja possível com a chegada do Android 8.1 Oreo.

Na primeira developer preview da nova versão do Android, o site ArsTechinca descobriu uma funcionalidade chamada “SMS Connect”, descoberta na APK “SMSConectPrebuilt”. Esta funcionalidade permitirá então ao utilizador enviar e responder a mensagens recebidas no seu smartphone Android diretamente do seu Chromebook.

Depois de despoletada esta funcionalidade, será apresentado um ecrã de configuração para a mesma, tal como podes ver pela imagem anterior. Do lado do Chromebook, na barra de navegação do teu browser, terás de escrever “chrome://flags” para poderes ativar a funcionalidade ” Enable Multidevice features” e, posteriormente, deves reiniciar o sistema operativo. Posto isto, deverás já ter ao teu dispor a opção “SMS Connect”.

Quem sabe poderás responder às tuas mensagens no teu Chromebook depois da chegada do Android 8.1

Estes são os supostos passos a serem seguidos para poder ativar a funcionalidade. Mas a verdade é que, mesmo depois de feitos todos estes passos, o pessoal da ArsTechnica não foi capaz de colocar esta funcionalidade a correr.

Mais ainda, não existe qualquer indicação, da parte de qualquer um destes dispositivos, da ativação da sincronização entre ambos. Isto certamente quererá indicar que esta é uma funcionalidade que ainda se encontra em fase de testes e nada nos garante que a mesma possa vir a ser oficialmente disponibilizada com o Android 8.1.

Em todo o caso, seria muito interessante da parte da Google se permitisse aos seus utilizadores o uso da mesma. A mesma iria assim proporcionar uma maior interação entre dispositivos.

Outros assuntos relevantes:

Samsung transforma 40 Galaxy S5 numa mina de Bitcoin

Xiaomi entra oficialmente em Espanha no dia 7 de novembro

Apple iPhone X não mostra detalhes das notificações no ecrã de bloqueio

FonteArsTechnica
O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal passatempo.