A cada nova versão do Android, a Google adiciona novas funcionalidades para melhorar a segurança dos seus utilizadores. Com o Android 16 não será diferente, trazendo agora um novo método para melhorar a segurança das tuas aplicações.
Em causa, está uma opção conhecida como Advanced Protection que quer automatizar processos para melhorar a tua segurança. Uma novidade descoberta na beta 2 do Android 16 pela Android Authority
Advanced Protection vai uniformizar a segurança das tuas apps no Android 16
De forma sucinta, a opção Advanced Protection visa melhorar a segurança das aplicações apenas com um clique. No fundo, estarás a dizer ao sistema operativo que dás prioridade à segurança dos teus dados e todas apps suportadas irão agir em conformidade.
Esta novidade foi alicerçada na opção Advanced Protection Program, introduzida em 2017. Quando ativa, esta opção desativa opções como a instalação de apps fora da Play Store ou ativa o uso de chaves de segurança.
Com o Android 16, se o utilizador ativar a opção Advanced Protection, todas as apps suportadas irão ativar todos os seus mecanismos de segurança. Este processo será automático, o que significa que não terás de aceder às definições de cada aplicação para ativar os seus mecanismos de segurança.
A Android Authority dá um exemplo muito claro de como tudo funcionará. Imagina a aplicação Signal. Com esta opção ativa, ela irá automaticamente ativar opções como o bloqueio de ecrã ou o impedimento de fazer capturas de ecrã na app.
Já a aplicação Files da Google irá automaticamente impedir que permitas a instalação de apps de fontes desconhecidas. O melhor é que tudo isto acontecerá de forma automática.
Além disto, a opção Advanced Protection traz novidades como desativar as ligações 2G. Conta ainda com uma opção que ajudará a detetar aplicações com vulnerabilidades relacionadas com a memória.
Importa notar que, pelo menos por enquanto, ainda nem todas as aplicações trazem suporte para esta novidade. Espera-se que as apps vocacionadas para a segurança sejam as primeiras a aderir à Advanced Protection, mas tudo fica à responsabilidade dos programadores.
Note-se também que ainda não é possível ativar esta opção no Android 16 beta 2. Isso deverá ser feito pela própria Google, com uma atualização para os Google Play Services. No entanto, tudo deverá estar a funcionar aquando do lançamento da versão final do Android 16.