A Google tem redobrado esforços na proteção dos seus utilizadores e dará mais um passo importante nesse sentido com o lançamento do Android 16. Com o seu próximo sistema operativo, ela irá reforçar a segurança de mais smartphones.
Em causa está a disponibilização da funcionalidade Verificação de identidade. Uma opção que, por enquanto, apenas encontras num smartphone Pixel ou Samsung.
Verificação de identidade vai aumentar bastante a segurança dos teus dados
Tal como notícia a publicação Android Authority, esta funcionalidade foi encontrada num OnePlus 13 após a instalação da beta do Android 16. Isto é um claro indicador de que este reforço de segurança será uma das bandeiras dessa versão do software da Google.
A funcionalidade Verificação de identidade irá dificultar o acesso a setores-chave do teu smartphone Android. Com ela, o acesso a definições de segurança, passwords gravadas ou informações sensíveis estarão dependentes dos teus dados biométricos.

Quando tiveres esta opção ativa, só conseguirás aceder a estes locais através da tua impressão digital ou reconhecimento facial. E importa dizer que a opção de contornar esta verificação com um PIN ou padrão (como acontece no desbloqueio do ecrã do smartphone) será desativada.
A Verificação de identidade foi desenvolvida pela Google para prevenir o acesso às tuas informações mais importantes se o teu smartphone for roubado. Para isso, os ladrões teriam de ter acesso à tua impressão digital ou face e aí já não estaríamos a falar apenas de um roubo.
Se és um utilizador Pixel, esta funcionalidade não é nova para ti. Em rigor, a Google lançou a Verificação de identidade para os seus smartphones em dezembro passado.
Desde então, também a Samsung já implementou esta funcionalidade nos seus smartphone. Mas, no caso da sul-coreana, apenas os modelos com a One UI 7 têm esta opção. Por isso, se usas um modelo mais antigo ainda não a tens.
Com a implementação da Verificação de identidade na base do Android 16, ela chegará a todos os equipamentos atualizados para esta versão do sistema operativo. Isto significa que milhões de smartphones ficarão mais seguros quando receberem essa atualização.