A Google está a trabalhar num novo recurso de segurança que vai chegar com o sistema operativo Android. A funcionalidade vai proteger todos os utilizadores contra burlas e golpes durante as chamadas telefónicas.
De que forma? Simples: o recurso impede que certas configurações confidenciais sejam alteradas durante o tempo da chamada.
Novo recurso de segurança não permite a ativação de sideloading
![imagem de um smartphone com um sinal de perigo](https://cdn.4gnews.pt/imagens/imagem-de-sum-smartphone-com-um-sinal-de-perigo-ia-microsoft-designer.jpg?class=article)
A descoberta foi feita pelo site Android Authority que avança que o novo recurso de segurança do futuro Android 16 não permite a ativação de sideloading – aplicações instalarem outras aplicações. Mas vamos a pormenores.
A maior parte dos golpes e burlas feitas através de chamadas telefónicas consistem em que o burlão peça ao utilizador que faça o sideload de aplicações. Inclusive o utilizador é guiado para efetuar o processo no seu telefone que depois permite a instalação de malware e acesso a dados confidenciais.
E é neste ponto que o Android 16 vai entrar em ação. A funcionalidade do próximo sistema operativo da Google vai detetar que o utilizador está numa chamada telefónica e impedir que este ative a permissão para sideloading.
Recorde-se que, atualmente, por definição de fábrica o sideloading está desativado e é necessário ir ao menu definições para ativar manualmente essa permissão.
Mas a Google quer ir ainda mais longe na proteção dos utilizadores e no seu próximo sistema operativo Android 16 vai adicionar mais esta camada de proteção.
Se queres ser um dos primeiros a testar o Android 16, tens que ter um modelo Google dos mais recentes, já que estes smartphones vão ser os primeiros a receber o software e no seu estado mais puro.