Android 16 pode chegar mais cedo do que esperado e há uma razão para isso

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Enquanto esperamos pela versão estável e definitiva do Android 15 que deve chegar na segunda metade deste mês de outubro, começam a surgir os primeiros rumores sobre o Android 16.

E as notícias não podiam ser melhores. Parece que no próximo ano, a Google vai antecipar a chegada do novo sistema operativo em vários meses. Tudo porque a gigante de pesquisa está a alterar o modelo de desenvolvimento do software.

Android 16 chega no segundo trimestre de 2025

imagem alusiva à mascote do Google Android
Google vai antecipar lançamento de novas versões do Android já no próximo ano Crédito@PasiMammela/Pixabay

De acordo com os rumores divulgados, o novo Android 16 pode ser disponibilizado pela Google logo no segundo trimestre de 2025. A confirmar-se a informação, a gigante de pesquisa pode lançar uma versão estável do sistema operativo entre abril e junho de 2025.

Recorde-se que este ano, a série Pixel 9 não chegou equipada com o Android 15 puro, por este não estar finalizado a tempo do lançamento da nova série de smartphones.

Ora antecipando a disponibilização do novo software em vários meses, para o próximo ano a Google resolve também a questão dos seus smartphones não terem o mais recente sistema operativo logo instalado.

Mas claro que tal implica que a Google tenha de acelerar o trabalho. Ou não. Isto porque a Google está também a alterar a forma de desenvolvimento do Android. A partir de agora, o sistema operativo vai ter um modelo de desenvolvimento baseado em tronco.

Mais atualizações em menos tempo

Tal significa que a partir de agora os programadores podem trabalhar com uma ramificação principal unificada. E estas são boas notícias para os utilizadores do universo Android.

Com este modelo de desenvolvimento, é possível ter mais atualizações e também lançamentos mais rápidos.

Mas a Google está também a alterar a ordem alfabética do nome de código do seu sistema operativo. Sim, mantém-se a tradição de usar nomes de sobremesas, mas a gigante de pesquisa está a regressar ao início do alfabeto.

Já se sabe que o nome de código do próximo Android 16 é Baklava, com a Google a saltar várias letras do alfabeto para voltar ao início. Recorde-se que o nome de código do Android 15 foi Vanilla Ice Cream – em bom português, gelado de baunilha.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt