O Android 14 trará no seu portefólio uma nova funcionalidade que mudará significativamente o multitasking neste sistema operativo. Em causa, a possibilidade de arrastar e largar ficheiros e texto entre aplicações.
Graças a este novo recurso, os utilizadores terão uma flexibilidade nunca vista para partilhar informação entre aplicações. Será, sem dúvida, uma das novidades mais apreciadas por todos os utilizadores do sistema operativo da Google.
Android 14 permite arrastar e largar ficheiros entre aplicações
Muitos poderão estranhar como esta funcionalidade será uma novidade no Android. Atualmente, já é possível fazer esta operação quando tens duas apps abertas em simultâneo no modo de ecrã dividido.
Com o Android 14 passará a ser possível arrastar e largar ficheiros e texto entre aplicações abertas em ecrã completo. Ou seja, podes selecionar o que desejas numa app, minimizar essa, abrir outra e largar lá a informação que desejas.
Conforme podemos observar na publicação acima feita por Nail Sadycov, o processo despoleta quando o utilizador faz uma pressão prolongada num ficheiro ou texto. Após isso, poderás utilizar outro dedo para abrir outra aplicação e largar a informação no local de destino desejado.
Basicamente, serão introduzidos novos gestos no Android que facultarão a movimentação de ficheiros e texto entre aplicações abertas. Será um mecanismo bastante próximo ao que é possível fazer num computador, mas apenas com gestos.
Graças a esta novidade implementada no Android 14, será muito mais simples partilhar ficheiros, imagens ou texto com os teus contactos. Como já mencionado, será uma valiosa novidade para quem faz muito multitasking no seu smartphone.
Em adição a esta novidade, o Android 14 trará novos gestos para navegar entre aplicações. Tudo indica que poderemos utilizar deslizes para regressar ao ecrã principal ou para o ecrã anterior. Até agora, apenas podemos retroceder ao fazer um deslize desde a lateral do ecrã.
Esta funcionalidade está para já disponível na versão beta do Android 14. Esperamos que integre a versão final e estável do sistema operativo quando chegar a todos os utilizadores no verão.
Editores 4gnews recomendam: